segunda-feira, 31 de março de 2008

Entrevista com o cantor e multi-instrumentista Alexandre Grooves

Alexandre Grooves em papo descontraído com o Schönheit define o que é Beleza...


Dani F. - O significa beleza para você?
Grooves - Acho que belo é aquilo que é aprazível aos olhos. O que não quer dizer que aquilo que é belo para um tenha a mesma beleza para outro. Eu posso achar um quadro bonito e outra pessoa achar horrível. O conceito de beleza, para mim, vai um pouco além do visual. Entra uma carga emotiva também. Às vezes, por termos simpatia, carinho ou admiração por alguém, esta pessoa nos parece mais bela do que se não a conhecêssemos. E num caso particular, uma mulher burra, para mim, perde metade da beleza.

Dani F. - Você se considera um cara bonito?
Grooves - Gosto de alguns ângulos meus. Mas, de um modo geral não me acho nem lindo nem feio.

Dani F. - Defina beleza em uma única palavra.
Grooves - Luz.
Dani F. - Você tem uma música em seu álbum "Amanhã eu não vou trabalhar" chamada "Beautiful Maria". Como foi a escolha do nome da música?
Grooves - A Maria em questão é uma pessoa muito simples, mas que é sempre alegre, carinhosa e cheia de esperança - o que a faz parecer mais bela do que ela já é. E além disso, sua riqueza de espírito lhe dá uma sofisticação, independente de sua própria condição social ou econômica, por isso ela é “Beautiful”, palavra em inglês, que ela mesma, provavelmente, não sabe o que quer dizer.

Um pouco mais sobre Alexandre Grooves
O seu trabalho mistura o novo e o antigo, a MPB e o POP, de um jeito único, com muito suingue e sutileza. Seu disco de estréia, “Amanhã eu não vou trabalhar” traz convidados ilustres, como Seu Jorge e Maurício Manieri, além da participação da cantora Céu. A faixa título chegou a estar entre as 10 músicas mais pedidas da rádio Eldorado FM(SP). E a faixa “Passar por mim” foi gravada pela cantora Luciana Mello em seu novo CD “Nêga”.
www.alexandregrooves.com.br
por Dani F.

domingo, 30 de março de 2008

Restaurante Koban

Schönheit indica...

Neste ano de comemoração dos 100 anos da imigração japonesa, a nossa indicação é o restaurante japonês Koban. Com um ambiente diferenciado e um atendimento exemplar, o Koban apresenta em seu rodízio diversas opções de pratos quentes e frios.

A espera para pegar uma mesa vale a pena. E não se preocupe, apesar de sempre lotado, o serviço é rápido e logo você poderá provar peixes deliciosos e bem frescos.

O Koban fica na Alameda dos Arapanés, 397 - Moema - SP. Telefone 11 5051-7404.
www.restaurantekoban.com.br.

por Dani F.

sábado, 29 de março de 2008

Domingo de atividade física e exames gratuitos no Parque Trianon

Neste domingo, dia 30 de março, a partir das 10 horas, a ONG Instituto Ortopedia & Saúde realizará o Projeto Cidadania – Caminhadas com Segurança, no Parque Trianon. Estão previstas palestras, caminhada monitorada por especialistas nas áreas de saúde e educação física, além da realização de exames gratuitos de densitometria óssea de calcanhar, baropodometria, glicemia, colesterol, avaliação postural e medição da pressão arterial.
A ação social contará com a palestra do ortopedista dr. Fabio Ravaglia, presidente da ONG, com o tema “A postura correta para levantar pesos”. Na seqüência, uma equipe multiprofissional orientará os participantes sobre como caminhar corretamente. Duas turmas serão organizadas para a caminhada, uma em ritmo normal e outra em ritmo um pouco mais rápido. O percurso terá duração de 30 minutos.
A caminhada acontece uma vez por mês, sempre aos domingos tendo por ponto de encontro o Portão 4, em frente ao Masp. As informações podem ser obtidas no local ou no Instituto Ortopedia & Saúde pelo telefone (11) 3289-8000. Próximas caminhadas: 27 de abril; 18 de maio; 29 de junho; 27 de julho; 31 de agosto; 28 de setembro; 19 de outubro; 30 de novembro e 14 de dezembro.

sexta-feira, 28 de março de 2008

Link da nossa matéria no site Mulher SA!

A nossa matéria "Terapia é aliada para buscar auto-conhecimento e melhorar auto-estima" foi citada nas dicas de Carreira&Trabalho do colunista Robert Parker, do site Mulher SA.

O Schönheit agradece a menção e disponibiliza o link do artigo
http://www.mulhersa.com.br/page_1206735672373.html.

por Dani F.

Terapia é aliada para buscar auto-conhecimento e melhorar a auto-estima

Quem sou eu? O que penso? O que sinto? O que quero? São questionamentos importantes para quem busca fazer uma reflexão profunda em busca do auto-conhecimento e desenvolvimento pessoal. Porém, muitas vezes, é difícil responder a essas perguntas e fazer esse trabalho de reflexão sozinho, então a ajuda de um terapeuta é de grande valia. Muitas pessoas resistem a esse momento, pois podem se defrontar com uma falsa identidade, um “eu” construído como uma defesa para enfrentar o mundo. Enfrentar a realidade e rever defesas não é fácil.

Um exemplo muito comum é se esconder atrás da aparência. Enquanto algumas mulheres passam a perseguir incansavelmente a beleza, outras preferem afirmar aos quatro cantos “eu não estou nem aí com beleza”; porém, a finalidade em ambos os casos é muito semelhante: se proteger do julgamento de outras pessoas, esconder suas inseguranças e medos.

Em alguns casos, a beleza funciona ainda como uma fachada, onde a mulher projeta sua imagem de êxito. Muitas vezes isso acontece por serem pessoas inseguras, para esconder a criança impotente e assustada que há dentro dela.

“Algumas inseguranças podem se instalar em função dos pais não terem dado apoio suficiente em nível emocional, por não reconhecerem ou por não respeitarem a individualidade de seus filhos. Outras vezes os pais tentam moldar os filhos de acordo com a imagem que eles gostariam que os filhos tivessem. E os filhos querem corresponder”, afirma a psicóloga Heloisa Schauff, especialista em Terapia Familiar, pós-graduada em Educação e em Psicologia Social.

Já a postura do ‘não ligo para beleza’ também pode acontecer pelos mesmos motivos. Segundo a psicóloga, “a pessoa, apesar de linda, não se vê assim em função da construção de uma auto-estima rebaixada”.

Procurar terapia pode ser um passo fundamental para construir bases sólidas para mudanças. Durante a sessão terapêutica a pessoa passa a ter um espaço seguro para se entregar, falar sobre as suas verdades, medos, dúvidas e iniciar um processo de descobrimento de quem realmente é, as coisas boas que precisam ser valorizadas e o que precisa ser mudado.

“Um dos objetivos de uma terapia é o cliente encontrar uma forma de se mostrar responsável por si próprio, ou seja, começar a exercitar a consciência, a pensar, a olhar o mundo com os próprios olhos. Não é um processo fácil porque muitas vezes é dolorido, mas nós crescemos através do amor e da dor. A terapia também vai trabalhar a imagem idealizada, que é diferente da real, mas que a pessoa acredita ser real. Quando idealizamos, criamos uma barreira para não sofrermos ao entrar em contato com a realidade. Mas a medida que vamos tomando consciência das nossas defesas e trabalhamos com elas, isso vai se modificando”, explica a psicóloga.

Segundo Heloisa, ao se conhecer melhor, a pessoa conseguirá conscientemente buscar mais qualidade de vida, evitar situações complicadas ou desagradáveis; além de adquirir mais autonomia, mais confiança, e se apoderar de sua competência - o que resulta na melhoria da auto-estima.

Não existe uma forma única de se viver um processo terapêutico, pois cada pessoa possui um perfil e uma história. O favorecimento do crescimento do indivíduo dependerá da relação de confiança e compreensão entre ele e o terapeuta. Por isso, a partir da fala do cliente, o profissional poderá orientar um processo de busca que vai promover desbloqueios, novas percepções, revisão de comportamentos, de visões da vida, acelerando o desenvolvimento psicológico, o crescimento pessoal, o amadurecimento e o auto-conhecimento.

por Dani F.

quinta-feira, 27 de março de 2008

Campanha "Beleza é..." da Nivea chega ao Brasil


Sob o conceito ser, estar e sentir, a campanha da Nivea "Beleza é..." pretende explorar a beleza em suas diferentes esferas, motivando o consumidor a encontrar a essência da própria beleza. Os anúncios da marca reúnem elementos com forte apelo emocional e retratam as diferentes percepções sobre o tema por meio de situações do cotidiano e frases que complementam o conceito principal da campanha, como "Beleza é alegria", "Beleza é o amor", "Beleza é um momento" ou "Beleza é cuidado". Todos os materiais serão acompanhados pelo Manifesto de "Beleza é..." resumindo seu posicionamento.

"Primeiro, queremos apresentar o conceito e envolver as pessoas. Em seguida, integraremos nossos produtos, respeitando as particularidades de cada categoria, ao espírito da campanha. Não vamos deixar de reforçar a performance do portfolio, pois queremos que a consumidora compreenda o que realmente podemos fazer para que ela se sinta cada vez mais bonita", explica Maria Laura Santos, diretora de Marketing da Nivea.

Para entender o consumidor e seus valores em relação à beleza, a Nivea desenvolveu, em 2007, pesquisa com mulheres - entre 20 a 70 anos de idade - do Brasil, Alemanha, França, Rússia, China e Estados Unidos. O objetivo foi entender o que significa beleza para cada uma das entrevistadas e como é o comportamento delas nesse sentido. Além de dados relevantes sobre o consumo de cosméticos, a pesquisa forneceu o perfil da vaidade em cada país.

No Brasil, por exemplo, ficou claro que a beleza está muito associada à espontaneidade, à aparência jovem e atraente e ao próprio bem-estar (interior). O cabelo e o corpo são as principais preocupações, fazendo com que muitas mulheres adotem métodos mais invasivos, como cirurgias plásticas. Vale ressaltar que, segundo dados da ABIHPEC (Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos), o Brasil ocupa a terceira colocação do mercado mundial de produtos cosméticos, atrás do Japão e Estados Unidos, movimentando cerca de R$ 40 bilhões.

Manifesto de "Beleza É..."
BELEZA
É mais do que a busca pela perfeição
E mais do que uma imagem
É parte de cada um de nós
E está presente em tudo que nos cerca
Muitas vezes está bem a nossa vista
Outras vezes ela vem de dentro de nós
É a única coisa que podemos ver com os olhos
E também sentir com o coração.
Não há ninguém que possa realmente defini-la.
Porque a beleza é tão particular,
Valiosa e cheia de nuances como a própria vida.
É assim que a Beleza
É

quarta-feira, 26 de março de 2008

O que é Beleza?

Beleza segundo o dicionário é: qualidade do que é belo. Harmonia nos traços e nas formas. Mulher bela. Bondade excelência. Coisa bela ou muito agradável.

E é com base nisso que o meu bate-papo começará a partir de agora. Que tipo de beleza buscamos para as nossas vidas? Somente a exterior ou também a interior? Eu acredito que a união das duas é o que torna uma pessoa verdadeiramente bonita. Para isso, não basta apenas ter um corpo definido, seguir as últimas tendências, ter um cabelo de comercial de shampoo e um rosto perfeito como de boneca. Precisamos ir além. Romper as barreiras do medo interior e nos descobrir! Saber valorizar as nossas qualidades, abusarmos do marketing pessoal e - por que não? - enfrentarmos uma boa terapia!

Só para exemplificar como anda a cabeça das mulheres vou citar alguns trechos de uma matéria publicada pelo site www.mulhersa.com.br:

- Pesquisa encomendada pela indústria DOVE com 3.200 mulheres entre 18 e 64 anos em dez países, mostrou que as brasileiras possuem uma das menores taxas de satisfação com o próprio corpo. Apenas 1% das brasileiras se descreveram como bonitas e 6% como belas. O Brasil também é o país onde as mulheres valorizam mais as modelos: treze em cada 100 mulheres entrevistadas afirmaram que somente as top-models são realmente bonitas.

- A mesma pesquisa mostrou também que oito em cada dez mulheres acreditam que a beleza pode ser alcançada por meio das atitudes e através de outros atributos não relacionados com a aparência física, tais como: marketing pessoal, poder de persuasão e envolvimento.

-75% das mulheres consultadas afirmaram desejar que a mídia retratasse a beleza através de pessoas normais: mulheres empresárias, donas-de-casa e empreendedoras e não somente através de modelos, tão distantes da realidade cotidiana da maioria das pessoas.

O mais importante em tudo isso é encontrarmos o equilibrio. Por isso, volto a perguntar: o que é beleza para você?

por Dani F.