sábado, 31 de maio de 2008

Entrevista com a cantora Vanessa Jackson


Vanessa Jackson em papo descontraído com o Schönheit define o que é Beleza...

Dani F. - O significa beleza para você?
Vanessa – Para mim significa: vitalidade e bom trato!

Dani F. - Você se considera uma mulher bonita?
Vanessa - Sim, me acho linda e vaidosa.

Dani F. - Defina beleza em uma única palavra.
Vanessa – Cuidado.

Dani F. - A música "Minha Paixão", que é uma composição sua, em um trecho diz: "Olhei nos seus olhos e me apaixonei/ Mas você nem me olhou". Você acha que a Beleza física influencia na hora da conquista?
Vanessa - Com certeza, por mais que as pessoas digam que beleza interior é a que mais importa e que a exterior “não se põe a mesa”, tenho absoluta certeza de que todo mundo gosta de andar com sua cara metade bonita e bem cuidada!

Eleita pelo público com aproximadamente 18 milhões de votos, a vencedora do FAMA se consagrou entre os grandes nomes da MPB. Vanessa surgiu do povo e como música negra não tem nacionalidade nem ritmo certo, é black, é samba, é axé, pagode, MPB - todos os ritmos constam do seu repertório.


por Dani F.

sexta-feira, 30 de maio de 2008

Palestra sobre o novo acordo ortográfico da língua portuguesa

A Universidade do Livro, vinculada à Fundação Editora da Unesp, promove no dia 13 de junho (sexta-feira), das 10h às 12h, palestra sobre O Novo acordo ortográfico da língua portuguesa. Aprovado pelo parlamento português no dia 16 de maio, o acordo visa unificar a ortografia do idioma lusófono. No Brasil, as mudanças nos livros didáticos serão feitas até 2010.

A palestra será ministrada pelo professor de língua portuguesa Francisco Marto de Moura. Ele vai apresentar um estudo das principais mudanças nas regras de acentuação e ortografia. Moura expõe também um breve histórico e uma análise crítica dos pontos positivos e negativos do acordo. O evento tem por objetivo fornecer aos agentes das áreas editoriais, jornalísticas e educacionais os instrumentos para efetuar, com a maior rapidez e eficiência, as alterações necessárias para adaptar-se às novas normas ortográficas.

Destina-se, portanto, a redatores, revisores, copidesques, preparadores, professores de língua portuguesa, editores, assistentes editoriais, jornalistas, publicitários e estudantes, bem como a qualquer interessado em conhecer o que vai mudar na língua portuguesa.

Francisco Marto Moura é ex-professor do Ensino Fundamental, Médio e Superior, co-autor de gramáticas e livros didáticos para o ensino de língua portuguesa para a 5ª e 8ª séries e para o Ensino Médio.
A palestra O Novo acordo ortográfico da língua portuguesa acontece na sede da Universidade do Livro, à Praça da Sé, 108 (Centro – São Paulo, SP). O investimento é de R$ 120 (R$ 96 para sócios e estudantes). Informações sobre reservas e inscrições podem ser obtidas pelo telefone (11) 3242-9555 e e-mail universidadedolivro@editora.unesp.br.
O programa completo está acessível no site www.editoraunesp.com.br, link para Universidade do Livro.

quinta-feira, 29 de maio de 2008

Quando o humor caminha na contramão

Maristela Orlowski

O trânsito da Capital paulista serviu, nos últimos dias, de pano de fundo para outro cenário não menos problemático: a saúde mental de alguns motoristas. Trafegar na contramão por avenidas e rodovias tornou-se algo perigosamente recorrente e serviu de gatilho para que se abrisse o debate sobre um problema que ainda é mal interpretado pela maioria das pessoas: o transtorno bipolar, caracterizado pela oscilação drástica e repentina do humor. Aliás, essa foi a patologia alegada pela família de Fabíola Cutolo Silveira para explicar os motivos que levaram a bancária de 27 anos a trafegar por 5,5 quilômetros na contramão pela avenida 23 de Maio, na madrugada de terça-feira.

Diferentemente dos altos e baixos normais por que passam todas as pessoas, os sintomas da doença são graves e podem provocar danos à vida profissional, passando pela amorosa e familiar. Atitudes extremas, como suicídio, são mais comuns do que se imagina. Mas, a boa notícia é que o problema – cuja origem tem uma pitada genética – pode ser tratado, permitindo aos portadores um comportamento normal e uma vida produtiva.

Conforme explica Mateus José Abdalla Diniz, psiquiatra da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), o transtorno bipolar (ou psicose maníaco-depressiva) é uma doença caracterizada pela alternância de duas fases bem distintas no comportamento, de depressão e de euforia extrema, que podem apresentar diferentes intensidades. Na fase de mania, o indivíduo sente-se exaltado, impulsivo, tem muita energia e dorme pouco.

“Ele também apresenta sintomas psicóticos (como alucinações), persecutórios (mania de perseguição) e de grandeza. Acha que pode tudo.” Aliás, segundo ressalta o especialista, os episódios de depressão são muito mais corriqueiros do que os momentos de euforia. “Os períodos de exaltação respondem por menos de 10% de todo o histórico da doença”, acrescenta Diniz.

O transtorno bipolar é uma doença psiquiátrica muito séria e possui incidência de suicídio superior à observada em quadros de depressão. Diniz conta que metade dos pacientes bipolares tem histórico de, pelo menos, uma tentativa de suicídio ao longo da vida, e perto de 18% chegam, realmente, a se matar.

Mas o problema é que a maioria das pessoas que tem o problema não é diagnosticada como deveria. De acordo com o Teng Chui Tung, psiquiatra da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP) e autor do livro Enigma Bipolar, o transtorno bipolar é frequentemente confundido com depressão pura, déficit de atenção ou hiperatividade. “Além disso, o diagnóstico é tardio e o tratamento, incompleto, já que é preciso fazer um acompanhamento psicoterápico do bipolar", explica.

Para o psiquiatra, a grande dificuldade é reconhecer as fases altas do transtorno, quando, geralmente, a pessoa não percebe que tem problema e acha que está tudo bem. Quando procura ajuda na fase depressiva, ela só fala sobre os baixos, e acaba sendo diagnosticada erroneamente como depressiva unilateral. “O uso de antidepressivos, nesses casos, pode instabilizar ainda mais a doença”, diz Tung. Por isso, um diagnóstico do transtorno precisa ser feito com base em sintomas, evolução da doença e, quando disponível, no histórico familiar.

“Não há cura para o transtorno bipolar, mas o paciente pode viver melhor com a doença se ela for diagnosticada corretamente e entender como o distúrbio funciona. É uma tarefa árdua, tendo em vista a complexidade que envolve uma doença tão mutável, pois cada indivíduo apresenta uma manifestação diferente. Mas buscar informação é um passo fundamental”, conclui Tung.

Muitas pessoas com transtorno bipolar, até mesmo aquelas com suas formas mais graves, podem obter estabilização considerável nas oscilações de humor e dos sintomas relacionados com tratamento apropriado (que deve ser prolongado), praticamente para o resto da vida. Uma estratégia que combine medicação (à base de estabilizadores do humor, neurolépticos e antipsicóticos – e tratamento psicossocial é ótimo para o controle do transtorno ao longo do tempo.

Outras medicações são adicionadas quando necessário, por períodos mais curtos, para tratar episódios de mania e de depressão. O risco de recaída ou de evolução para depressão existe e é preciso estar atento ao uso de medicamentos antidepressivos que, embora eficazes, podem precipitar uma virada indesejável para a euforia ou acelerar a freqüência das crises.

O transtorno bipolar não escolhe idade. Crianças, adolescentes e adultos podem apresentar a doença, que tende a afetar filhos de pais portadores do problema. Ao contrário de muitos adultos com transtorno bipolar, cujos episódios tendem a ser mais definidos, crianças e adolescentes apresentam oscilações muito rápidas do humor, entre depressão e mania, até no mesmo dia.


Reprodução Diário do Comércio - SP

quarta-feira, 28 de maio de 2008

O chapéu de Indiana Jones



Essa dica é para quem é realmente fã: que tal ter um chapéu igual ao do Indiana Jones? Nascido em 1981, em Campinas, na área de modelagem da fábrica Cury, o chapéu usado pelo ator Harrison Ford foi feito devido a uma encomenda de um produtor de Hollywood. Para este último, que revitaliza o ator aos 65 anos, o chapéu teve importância ampliada no contexto da história, pois o acessório passou a evocar o resgate do poder do velho herói. Nas entrevistas de pré-lançamento do arrasa-quarteirão, Harrison Ford assegurava: “é só colocar o chapéu para o Indiana voltar”.

terça-feira, 27 de maio de 2008

Desmistificando a Sedução

Muitas pessoas sentem grande dificuldade para seduzir e conquistar pessoas. Para ser um bom sedutor é preciso ter auto-estima, estilo, marketing pessoal e ter uma comunicação verbal e corporal eficientes. Aprender mecanismos, segredos e técnicas facilita o processo da paquera, da conquista e de manutenção de um relacionamento saudável no futuro.

“A internet tem ajudado no primeiro contato, mas muitas pessoas se sentem travadas na hora do encontro ‘real’. O sucesso na sedução depende da autoconfiança e das estratégias usadas no processo, estas podem ser desenvolvidas por meio da Programação Neurolingüística, Hipnose Ericksoniana, Psicanálise e da Linguagem Corporal”, explica Plínio de Souza, psicólogo, ator, sócio da Ápice Desenvolvimento Humano e palestrante do tema “Desmistificando a Sedução”.

E como qualquer outro jogo, a sedução possui uma estrutura clara e é bem explícita para um bom observador. Por isso, é importante conhecer suas regras. Ou seja: entender suas etapas; reconhecer a linguagem corporal da paquera; saber identificar o interesse de alguém; entender os truques e artimanhas de mulheres e homens durante o processo de conquista.

“Quanto mais se entende as regras do jogo, há mais chances de conquistar quem se deseja! Após a palestra, os participantes compreendem como as pessoas reagem e lidam umas com as outras durante processos eficientes de sedução, aumentando sua percepção, identificando com mais facilidade o momento certo para agir, tendo estratégias para seduzir diferentes tipos de pessoas em diferentes contextos”, completa Armando Moucachen, consultor pessoal em Programação Neurolinguística, ator e palestrante do “Desmistificando a Sedução”.

Palestrantes
Plínio de Souza, Consultor pessoal e empresarial, Terapeuta, Trainer em Programação Neurolinguística, Bacharel em Psicologia, Hipnólogo, Coach, formado em Constelação Familiar e Terapia da Linha do Tempo, ator profissional. Armando Moucachen, Consultor pessoal e empresarial, Master em Programação Neurolinguística, Especialista em Psicanálise, formação em Hipnose Ericksoniana, Físico formado pela USP, ator profissional.

Agenda
Palestra: Desmistificando a Sedução
Data: 31/05/2008
Hora: 10 horas, 14 horas ou 17h30
Local: Hotel Century Paulista, 647 - Paraíso/SP (próximo ao metrô Brigadeiro)
Investimento: R$ 30,00 antecipado ou R$ 50,00 na hora e local do evento
Informações: 11-3284-2651 ou atendimento@apicedesenvolve.com.brInscrições através do site: www.apicedesenvolve.com.br/seducao


por Dani F.

segunda-feira, 26 de maio de 2008

Saiba que exercícios gastam mais calorias

Tarefas do dia-a-dia, como subir escadas, dançar ou jogar boliche com os amigos, também ajudam a gastar calorias. Mas quem pretende queimar gorduras deve optar pelos exercícios aeróbicos, como natação.

Em média, durante os primeiros 15 minutos de exercício, o organismo consome preferencialmente o glicogênio. Depois desse tempo, em geral, a gordura passa a ser consumida em maior intensidade, como forma de produzir energia. O processo depende, entretanto, da natureza de cada atividade e da tolerância do esportista ao exercício.

Exercícios que trabalham mais a força muscular, como a musculação, também queimam gordura, mas em menor quantidade. Veja os gastos calóricos de várias atividades.

Corrida: 20 calorias por minuto
Correr durante uma hora em uma esteira queima aproximadamente 600 calorias (leve em conta que você não vai correr durante os 60 minutos ininterruptamente, mas vai variar o ritmo). Entretanto, é bom tomar cuidado com esse exercício, que causa fortes impactos nas articulações e altera a frequência cardíaca. Para iniciantes, é melhor ir devagar e começar pela caminhada ou pelo cooper.

Pular corda: 15 calorias por minuto
Pular corda é um bom exercício para a panturrilha (batata da perna), coxas e ombros (acionados para girar a corda). A prática também ajuda a desenvolver a coordenação motora. Como cuidados, é importante sempre se exercitar com calçados adequados e apoiar todo o pé na "aterrissagem" de cada salto, e não apenas a ponta. As repetições de saltos, se mal feitas, podem lesionar as articulações dos pés e dos joelhos.

Vôlei: 15 calorias por minuto
Surgido nos EUA em 1895, o vôlei ganhou o gosto do "país do futebol" com a medalha de ouro do vôlei masculino em 1992, na Olimpíada de Barcelona. A modalidade é boa para desenvolver força, concentração e coordenação motora, mas apresenta um sério risco para as articulações das pernas, se não forem tomados cuidados básicos, como o uso de calçados apropriados para a prática do esporte.

Luta livre: 14,4 calorias por minuto
Quem lembra do programa "Gigantes do Ringue"? A luta livre já teve mais visibilidade no Brasil e serve para ampliar a força e a flexibilidade de seus praticantes. É importante também lembrar que o termo luta livre também é utilizado para designar a luta greco-romana, modalidade olímpica presente nos currículos esportivos das universidades norte-americanas. De qualquer forma, valem os mesmos benefícios da nossa luta livre para a greco-romana norte-americana.

Natação (Borboleta): 14 calorias por minuto
A natação, em suas várias modalidades, continua sendo considerado por muitos um dos exercícios mais completos. Desenvolve a flexibilidade, agilidade, musculatura, capacidade aeróbia, entre outros aspectos. Por outro lado, a prática é desaconselhada para quem tem problemas no aparelho auditivo, devido ao contato constante com a água.

Subir escadas: 14 calorias por minuto
Não é bem um esporte, mas é uma prática simples imitada por aparelhos de ginástica. Subir escada pode ser considerado um exercício aeróbio, portanto queima gordura. Se você trabalha ou mora no terceiro ou quarto andar de um prédio (até mais, dependendo da sua resistência) experimente abandonar o elevador e subir de escada. Na pior das hipóteses, você vai garantir coxas e um bumbum mais firmes.

Futebol: 13,3 calorias por minuto
Todo mundo (ou pelo menos todos os homens) já bateu uma bolinha pelo menos uma vez na vida. Esporte nacional por excelência, apesar de ter sido oficialmente "inventado" em terras inglesas, o futebol ajuda a desenvolver força, capacidade respiratória, noção de espaço, agilidade e coordenação motora. Os cuidados devem ser tomados no sentido de evitar torções e lesões por impacto nas articulações, muito exigidas em dribles, chutes e corridas. Por ser um esporte de contato físico mais forte, também pode gerar fraturas.

Judô/Caratê: 13 calorias por minuto
As duas modalidades de luta são ideais para quem quer aumentar força, flexibilidade, coordenação motora e equilíbrio. Além de alguns hematomas, pode propiciar torções em caso de falta de cuidado durante a prática.

Alpinismo: 12 calorias por minuto
Entre os chamados esportes radicais, é o que queima mais calorias. Para praticar alpinismo ou a escalada esportiva (denominação relativamente recente para uma vertente do esporte), o atleta terá de contar com muita força, flexibilidade e resistência.

Natação: 12 calorias por minuto
A natação, em suas várias modalidades, continua sendo considerado por muitos um dos exercícios mais completos. Desenvolve a flexibilidade, agilidade, musculatura, capacidade aeróbia, entre outros aspectos. Por outro lado, a prática é desaconselhada para quem tem problemas no aparelho auditivo, devido ao contato constante com a água.

Andar em subida: 11 calorias por minuto
Caminhar, de uma maneira geral, é pratica natural e praticável por qualquer um. Andar, simplesmente, não agride as articulações, por propiciar pouco impacto com o solo, e é um bom exercício para queimar gorduras e ganhar resistência. Apesar de não ter contra-indicações, quem resolver adotar a caminhada como um exercício frequente não pode esquecer de usar roupas leves e calçados adequados, para tirar o maior proveito possível da prática.

Tênis: 11 calorias por minuto
O tenista Gustavo "Guga" Kuerten popularizou como nunca a prática do tênis no Brasil. Bom para aumentar a flexibilidade, coordenação motora, agilidade e capacidade aeróbia, o esporte traz como contra-indicações problemas com torções, desgaste nas articulações e lesões no punho e cotovelo.

Cooper: 10 calorias por minuto
Fase intermediária entre a corrida e a caminhada, o cooper queima mais gordura que simplesmente andar, mas traz muito mais impacto para as articulações, além de forçar bem mais o coração.

Handebol: 10 calorias por minuto
Desenvolvimento da força, da agilidade, da coordenação motora e aumento da capacidade aeróbia são fatores positivos do handebol. Negativamente, a prática do esporte pode agredir articulações, provocar torções e fraturas (em caso de trombadas e quedas durante o jogo).

Basquete: 9 calorias por minuto
Nascido em terras norte-americanas, em 1891, o basquete ganhou mais visibilidade no Brasil com o surgimento dos grandes astros da NBA (liga profissional do esporte nos EUA), como Michael Jordan. Muito semelhante em benefícios com o vôlei, também traz as mesmas contra-indicações: os saltos podem provocar lesões nas articulações das pernas. Correr em quadra também força bastante a região.

Boxe: 9 calorias por minuto
Na busca do corpo ideal, muitas academias importaram movimentos do boxe (como socos e agachamentos) para outras modalidades. O aeroboxe, por exemplo, funde a queima aeróbia de gordura com os movimentos da luta, para quem não quer exatamente se tornar um boxeador. As aulas de boxe "de verdade", em geral, incluem pular corda, séries de alongamentos, técnicas de movimentação (esquiva) e treinamento dos golpes no pushing-ball _equipamento utilizado para melhorar a coordenação motora e a velocidade.

Andar no plano: 8 calorias por minuto
Caminhar, de uma maneira geral, é pratica natural e praticável por qualquer um. Andar, simplesmente, não agride as articulações, por propiciar pouco impacto com o solo, e é um bom exercício para queimar gorduras e ganhar resistência. Apesar de não ter contra-indicações, quem resolver adotar a caminhada como um exercício frequente não pode esquecer de usar roupas leves e calçados adequados, para tirar o maior proveito possível da prática.

Boliche: 7 calorias por minuto
Jogar boliche não é bem um esporte, mas serve como uma forma divertida de queimar algumas calorias. É bom tomar cuidado com o punho, o cotovelo e o ombro, muito exigidos na hora de lançar a bola na pita, além de usar um calçado adequado para não escorregar e tomar um senhor tombo.

Remar: 7 calorias por minutoRemar, na água ou em aparelhos de ginástica, trabalha a musculatura dos braços, peito e costas, além de aumentar a capacidade aeróbia. Dependendo de como o exercício é feito, também são trabalhadas as pernas e a região lombar. Para adotar o remo como esporte, é bom prestar sempre atenção na postura (para não ferir as costas) e não forçar demais as articulações dos cotovelos, principalmente.

Dançar: 6 calorias por minuto
A dança não traz contra-indicações, exceto algum tombo ou torção durante a execução de um passo mais extravagante.


Reprodução Folha online

domingo, 25 de maio de 2008

Homem Berinjela e Boneco-Camisinha animam trio na Parada Gay

O Homem Berinjela, garoto propaganda do Preserv Extra®, e um Boneco-Camisinha de 3 metros de altura animaram um trio elétrico patrocinado pela marca Preserv nesta 12ª edição da Parada do Orgulho Gay de São Paulo. No trio elétrico 16 da Ong ABCDS – Ação Brotar pela Cidadania e Diversidade Sexual, a Preserv distribuiu preservativos e géis lubrificantes.


por Dani F.

sábado, 24 de maio de 2008

Participe da Maratona de São Paulo e conheça a cidade

A Maratona Internacional de São Paulo, que será disputada no dia 1º de junho, é um dos principais eventos esportivos da cidade e do país por reunir centenas de corredores de outras cidades, estados e países. E para aproveitar mais as opções oferecidas pela cidade, a dica é consultar o site www.fiquemaisumdia.com.br, da São Paulo Turismo S/A.

O site é um guia eletrônico com sugestões para todos os bolsos e perfis. O visitante pode montar sua programação a partir de dois cardápios: passeios temáticos de um dia e os melhores lugares de seis regiões da cidade. São dicas de restaurantes, compras e opções de lazer e entretenimento.

A variedade de opções é impressionante. Na área de cultura, lazer e entretenimento, por exemplo, são 90 museus, 152 teatros, sete casas de espetáculos com capacidade mínima para 300 pessoas, 260 salas em 55 cinemas, 39 centros culturais, 54 parques e áreas verdes e 75 bibliotecas.

Inscrições abertas
A Maratona de São Paulo, que este ano terá largada na Avenida Jornalista Roberto Marinho, próximo à Ponte Estaiada, está com as inscrições abertas nas provas de 5, 10 e 42,195 quilômetros, além de uma caminhada de 5 km. A chegada do 10 km e da maratona será no Ibirapuera, enquanto a corrida e caminhada de 5 km terminarão na Avenida Roberto Marinho.

Os interessados em participar da festa esportiva devem preencher a ficha no site www.maratonadesaopaulo.com.br. O valor da taxa para participar da maratona é de R$ 55,00 e, das demais corridas e caminhada, R$ 40,00.

A entrega dos kits, juntamente com o chip de cronometragem, será feita nos dias 29 e 30, das 13 às 21 horas, e no dia 31 de maio, das 8 às 16 horas, no Palácio do Judô, que fica no Ginásio do Ibirapuera no Complexo Desportivo Constâncio Vaz Guimarães (Rua Manoel da Nóbrega, s/n). Não serão entregues kits no dia da prova.

Mais informações no site www.maratonadesaopaulo.com.br

sexta-feira, 23 de maio de 2008

Natura lança campanha da linha Chronos com o conceito "É 100% verdade"

A Natura começou a veicular a primeira campanha criada inteiramente pela agência Taterka, que traz o conceito "É 100% Verdade". A comunicação de uma nova linha de produtos sob a marca Chronos aborda a necessidade de se estabelecer uma busca pela verdade dentro da corrida sem limites pela beleza, convidando as mulheres a refletirem sobre o fato de que se pode ser feliz com a própria idade "Esta é uma das principais crenças que temos na Natura. A mulher não precisa lutar contra sua idade abrindo mão de sua identidade, mas, pode e deve se cuidar buscando uma beleza possível e mais perene", diz Eduardo Costa, Diretor de Marca e Comunicação da Natura.

Para lançar a campanha, uma pesquisa encomendada pela Taterka e realizada pela empresa Qualibest ouviu, no primeiro trimestre de 2008, mais de 600 mulheres de todo o País e de diferentes níveis sociais e culturais, em busca de inspirações que revelam as características da nova linha Chronos. O resultado poderá ser visto principalmente nos comerciais. As cenas foram inspiradas em situações reais, que aproximam os comerciais à linguagem de um documentário.

O roteiro foi baseado na pesquisa e revela: é verdade que 97% das mulheres querem realização profissional, mas não conseguem ficar longe dos filhos; também é verdade que 74% das mulheres nunca têm tempo, mas conseguem tempo para tudo; e, finalmente, é 100% verdade que as mulheres querem ser bonitas sempre.

A campanha, aliás, espelha este conceito. Tanto os filmes, quanto as peças para mídia impressa trazem mulheres comuns e de bem com a sua idade, que cuidam da beleza, mas sem esconder a verdade. "Trata-se de um projeto inspirador que retrata a dinâmica da vida de uma mulher contemporânea com seus conflitos e reflexões e revela, dentro deste contexto, as características principais do produto. A linguagem terá um discurso verdadeiro, que marca a identidade da Natura", diz Eduardo Simon, diretor de Atendimento da Taterka.

Já as peças para mídia impressa serão acompanhadas pelas citações "Ó beleza! Onde está a tua verdade?", de W. Shakespeare, e "A beleza é o esplendor da verdade", de Platão.

Frio X Pele: Como amenizar os sintomas das doenças mais comuns no inverno

Com a chegada do inverno a pele necessita de uma atenção maior. O frio e a diminuição da umidade relativa do ar trazem uma série de problemas decorrentes do ressecamento. E a pele seca é a que sofre mais por ter intensificado problemas como: alergias ou moléstias de origem genética, por exemplo, a psoríase, ictioses e outras. Já as oleosas tendem a ficar mais gordurosas, pois têm a capacidade de aumentar a secreção para se proteger do frio, ocasionando a acne e a seborréia.

“Quem tem pele seca precisa compensar os efeitos com o uso produtos à base de óleo de amêndoa, aloe vera, uréia, vegellip e outros. A utilização de hidratantes em períodos diferentes do banho completa os cuidados. Já na derme oleosa, o melhor é utilizar os hidratantes em forma de gel, que não têm base oleosa, protege do frio e minimiza o aparecimento de espinhas e cravos”, explica o dermatologista Dr. Cesar Cuono.

Uma recomendação que vale para todos é diminuir o tempo de permanência no banho e a temperatura da água. Assim, a pele não perde em excesso o manto hidrolípidico, ou seja, a oleosidade natural. Importante também é usar sabonetes nas partes do corpo mais sujeitas ao suor como axilas, virilhas e pescoço. E, ao final da ducha, com a pele ainda umedecida, utilizar óleos para lubrificação, enxugando-se depois.

quarta-feira, 21 de maio de 2008

Espetáculo "Cortes" estréia em São Paulo e traz à tona conflitos pós-modernos

A dramaturgia, assinada por Rodolfo Araújo em processo colaborativo com os demais integrantes, trata da precariedade da condição humana no contexto da pós-modernidade. O enredo concilia três núcleos de conflito, cada qual composto por dois personagens. Em comum a todas as histórias está a falta de objetivos, o vazio existencial e a transitoriedade de sentimentos e vínculos.

"O grupo, assim como este espetáculo, surgiu da necessidade de explorar o silêncio como contraponto à verborragia e os excessos que prevalecem nos dias atuais. Buscamos a comunicação que não se limita ao texto. Gestos, olhares e subtextos possuem o mesmo valor das palavras na peça", afirma o diretor.

Cortes, inspirado no universo de Raymond Carver – autor de contos nos quais baseou-se o filme Short Cuts – é formado por fragmentos de histórias, recortes sem início nem fim. As lacunas são preenchidas pela platéia, que participa como cúmplice das situações-limite vividas pelos personagens.

O elenco é formado por Ana Alves, Antonio Aurrera, Debora Omaki, Ricardo Peres, Rodolfo Araújo e Tania Kesselman.

Sinopse
Em uma metrópole chuvosa, seis pessoas encontram-se em dilemas existenciais. Os conflitos estabelecidos modificarão profundamente o rumo de suas vidas, trazendo à tona o vazio e a fragilidade de suas existências. Um executivo, uma secretária, uma vendedora, um músico e um casal vivem momentos de perdas, descobertas e transformações. Conflitos entre pessoas que estão no limite. Momentos em que uma simples escolha pode mudar tudo. Um corte seco e silencioso sobre seis destinos.

Serviço
Duração: 70 minutos
Idade: a partir de 16 anos
Dias e horários: Terças-feiras, às 21hs (de 13 de maio a 03 de junho de 2008)
Ingressos: R$ 10 (meia-entrada) e R$ 20
Local: Viga Espaço Cênico (74 lugares) – R. Capote Valente, 1323 – a duas quadras do metrô Sumaré. Tel.: (11) 3801.1843

reprodução site Último Segundo


terça-feira, 20 de maio de 2008

Reflexão

Recebi este texto e acredito que, assim como eu, muitas mulheres se identificarão com essa mensagem.

Dani F.

'Eu não sirvo de exemplo para nada, mas, se você quer saber se isso é possível, me ofereço como piloto de testes. Sou a Miss Imperfeita, muito prazer. Uma imperfeita que faz tudo o que precisa fazer, como boa profissional, mãe e mulher que também sou: trabalho todos os dias, ganho minha grana, vou ao supermercado três vezes por semana, decido o cardápio das refeições, levo os filhos no colégio e busco, almoço com eles, estudo com eles, telefono para minha mãe todas as noites, procuro minhas amigas, namoro, viajo, vou ao cinema, respondo a toneladas de e-mails, faço revisões no dentista, mamografia, caminho meia hora diariamente, compro flores para casa, providencio os consertos domésticos, participo de eventos e reuniões ligados à minha profissão e ainda faço escova toda semana - e as unhas! E, entre uma coisa e outra, leio livros. Portanto, sou ocupada, mas não uma workaholic. Por mais disciplinada e responsável que eu seja, aprendi duas coisinhas que operam milagres.

Primeiro: a dizer NÃO. Segundo: a não sentir um pingo de culpa por dizer NÃO. Culpa por nada, aliás. Existe a Coca Zero, o Fome Zero, o Recruta Zero. Pois inclua na sua lista a Culpa Zero.

Quando você nasceu, nenhum profeta adentrou a sala da maternidade e lhe apontou o dedo dizendo que a partir daquele momento você seria modelo para os outros. Seu pai e sua mãe, acredite, não tiveram essa expectativa: tudo o que desejaram é que você não chorasse muito durante as madrugadas e mamasse direitinho.

Você não é Nossa Senhora. Você é, humildemente, uma mulher. E, se não aprender a delegar, a priorizar e a se divertir, bye-bye vida interessante. Porque vida interessante não é ter a agenda lotada, não é ser sempre politicamente correta, não é topar qualquer projeto por dinheiro, não é atender a todos e criar para si a falsa impressão de ser indispensável. É ter tempo. Tempo para fazer nada. Tempo para fazer tudo. Tempo para dançar sozinha na sala. Tempo para bisbilhotar uma loja de discos. Tempo para sumir dois dias com seu amor. Três dias. Cinco dias! Tempo para uma massagem. Tempo para ver a novela. Tempo para receber aquela sua amiga que é consultora de produtos de beleza. Tempo para fazer um trabalho voluntário. Tempo para procurar um abajur novo para seu quarto. Tempo para conhecer outras pessoas. Voltar a estudar. Para engravidar. Tempo para escrever um livro que você nem sabe se um dia será editado. Tempo, principalmente, para descobrir que você pode ser perfeitamente organizada e profissional sem deixar de existir. Porque nossa existência não é contabilizada por um relógio de ponto ou pela quantidade de memorandos virtuais que atolam nossa caixa postal. Existir, a que será que se destina? Destina-se a ter o tempo a favor, e não contra.

A mulher moderna anda muito antiga. Acredita que, se não for super, se não for mega, se não for uma executiva ISO 9000, não será bem avaliada. Está tentando provar não-sei-o-quê para não-sei-quem. Precisa respeitar o mosaico de si mesma, privilegiar cada pedacinho de si. Se o trabalho é um pedação de sua vida, ótimo! Nada é mais elegante, charmoso e inteligente do que ser independente. Mulher que se sustenta fica muito mais sexy e muito mais livre para ir e vir. Desde que lembre de separar alguns bons momentos da semana para usufruir essa independência, senão é escravidão, a mesma que nos mantinha trancafiadas em casa, espiando a vida pela janela.

Desacelerar tem um custo. Talvez seja preciso esquecer a bolsa Prada, o hotel decorado pelo Philippe Starck e o batom da M.A.C. Mas, se você precisa vender a alma ao diabo para ter tudo isso, francamente, está precisando rever seus valores. E descobrir que uma bolsa de palha, uma pousadinha rústica à beira-mar e o rosto lavado (ok, esqueça o rosto lavado) podem ser prazeres cinco estrelas e nos dar uma nova perspectiva sobre o que é, afinal, uma vida interessante'.

Autor desconhecido

segunda-feira, 19 de maio de 2008

Dor de Cabeça atinge grande parte dos brasileiros

Quem nunca sentiu dor de cabeça, que atire a primeira pedra. A cefaléia é um problema freqüente entre homens e mulheres. De acordo com um estudo realizado por neurologistas em todo o Brasil, 87% da população nacional tem pelo menos uma crise de dor de cabeça ao ano. Em decorrência desta alta prevalência, os pacientes acabam procurando automedicação, o que, em muitas situações, acaba agravando o problema, principalmente porque retarda um correto diagnóstico.

Segundo o neurologista e cefaliatra (especialista em dores de cabeça) do Hospital VITA Curitiba, Elcio Juliato Piovesan, existem casos, inclusive, em que o uso freqüente de analgésicos acaba causando a dor de cabeça. “Se uma pessoa toma mais de dois dias por semana analgésicos sem orientação médica, isso já é um alerta do perigo que ela pode estar causando para o organismo”, explica.

A cefaléia indica alguma desordem no cérebro ou ao seu redor e sua causa é dividida em dois grupos. O tipo primário é quando a dor de cabeça tem relação direta com a doença, como no caso das enxaquecas. Já a cefaléia secundária é quanto a dor é um sintoma de outra doença, como meningite, problemas visuais, sinusite ou aneurisma cerebral.

Ainda segundo o estudo, 18% das mulheres têm enxaqueca com freqüência, principalmente devido à menstruação. “A enxaqueca é uma dificuldade que o cérebro tem em se adaptar a situações novas da rotina, como mudança de temperatura ou de hábitos alimentares”, afirma Piovesan.

Já a cefaléia do tipo tensional, que tem relação com o estresse e é causada pela tensão dos músculos ao redor da cabeça, é duas vezes mais comum nos homens que nas mulheres.O tratamento das cefaléias, dependendo de cada caso, pode ser feito basicamente de três formas: com uso de medicamentos diariamente (não analgésicos); com analgésicos apenas na hora da crise ou tomando remédio antes de realizar atividades que desencadeiam a dor.

domingo, 18 de maio de 2008

Viagem: Pirenópolis

A história de Pirenópolis é uma das mais relevantes do Estado de Goiás. O Diário de Bordo do Schönheit passou por lá e dará boas dicas para quem curte estar junto a natureza e relaxar!

Fundada como um pequeno arraial em 1727, somente em 1890 recebeu o nome oficial de Pirenópolis, uma homenagem à serra dos Pireneus, que cerca toda a cidade. A sua primeira rua era uma ligação entre uma pousada (na saída para Vila Boa, hoje Goiás) e o garimpo de ouro, transportado pela Estrada do Norte, que passava por dentro da Fazenda Bomsucesso, onde hoje é possível visitar uma bela cachoeira com uma vista maravilhosa. A entrada para fazer a trilha e chegar até lá custa R$ 10. Na volta, não deixe de passar na quitanda e comprar a deliciosa salada de frutas secas.

Na volta da cachoeira, se a fome já estiver grande, vale a pena ir a Vaga Fogo e provar o completíssimo brunch da Fazenda (R$ 24 por pessoa)! As opções são diversas – muitos patês, pó de queijo, enroladinho de queijo, mas não deixe de provar a broa quentinha. E segundo um dos donos, eles ainda estão “melhorando a receita”. Nota do Diário de Bordo: impossível ficar melhor do que já é! Após o brunch, nada como tirar um bom cochilo na rede na própria Vaga Fogo para repor as energias.

À noite, a dica é passear pela feirinha que conta com diversos produtos artesanais, como: vestidos, bolsas, prendedores de cabelo, entre outros. Não deixe de passar também pelas ruas dos bares, onde rola a agitação.

Para quem quiser obter mais informações sobre pousadas e cachoeiras da cidade, não deixe de visitar o site http://www.pirenopolis.com.br/.


Por Dani F.

sábado, 17 de maio de 2008

Escova Catiônica: Mais hidratação e saúde aos cabelos

A Escova Catiônica é um processo termo-ativado indicado para mulheres vaidosas e que fazem muita escova ou baby liss nos cabelos. É uma hidratação reforçada com macadâmia e agentes catiônicos, ideal para tratar os fios ressecados e indisciplinados.

“As pessoas ainda confundem a escova catiônica com a progressiva, mas são processos e resultados bem diferentes”, explica Evandro Dias, cabeleireiro do Yes Jardins. “A catiônica hidrata profundamente os cabelos, mas não dá o efeito liso”.

Evandro sugere que as três primeiras aplicações da Escova Catiônica sejam feitas a cada quinze dias, após esse período, a aplicação dependerá da necessidade de hidratar cada vez mais os cabelos, tornando-os saudáveis.

O procedimento de aplicação demora em torno de 30 minutos. No processo são utilizados xampu, shake anti-frizz e é borrifado “ph 5.5”.

“Esses produtos são eficientes para dar alta nutrição aos cabelos indisciplinados e pontas maltratadas pelo meio externo como sol, praia, cloro. Além de força e brilho, os fios têm as cutículas fechadas o que proporciona maior hidratação”, garante o profissional.

O cabelo é enxaguado e depois recebe um sérum disciplinante para proteger os fios do calor. A escova pode ou não ser finalizada com a prancha e os resultados da Escova Catiônica dão força, disciplina e nutrição aos fios e beleza às madeixas das mulheres vaidosas.

sexta-feira, 16 de maio de 2008

A importância do gesto durante o discurso

Os gestos são responsáveis pela forma que o comunicador se expressa. O gesto provém de uma pausa que permiti ao comunicador imaginar o que será dito a seguir. A partir deste momento, se houver comprometimento com o assunto, a vontade de gesticular será ativada. Se o próximo passo for acessar a generosidade, os gestos gerados estarão de acordo com a explanação. E ao realizar movimentos adequados ao que está sendo dito, a forma de falar se adequa da mesma maneira, a expressão se ativa.

“Alguns profissionais exploram muito pouco os gestos, ou seja, se observarmos as expressões faciais, o tom de voz, a energia e a capacidade de contagiar o interlocutor, notaremos que os resultados serão bastante insatisfatórios. Para que a voz vibre e haja ritmo para materializar aquilo que é dito, para estimular a curiosidade e a vontade do interlocutor de armazenar as informações recebidas, para conferir credibilidade é necessário estimular os próprios sentidos e a própria criatividade”, afirma Sttella Gulo Baster, consultora e professora da Talk Stick 22.

Para ser completo, o comunicador precisa conhecer o assunto que irá expor, se atentar à coerência dos gestos, ter rico vocabulário e adequá-lo à situação, explorar a voz e suas nuances, manter a expressão facial ativada e ter vontade e atitude para sair do eventual modelo padrão.

“Por isso, é importante que estas qualidades estejam vivas durante todo o dia, em todas as situações. Esqueça a possibilidade de fazer uma explanação digna de aplausos verdadeiros, de conduzir brilhantemente uma reunião, de apresentar um belíssimo discurso se aplicar estas técnicas somente na hora H! Estas técnicas precisam fazer parte do jeito de ser do comunicador, para acontecer de forma natural e confortável proporcionando clareza e tranqüilidade nos diálogos”, completa a consultora da Talk Stick 22.

O gesto nervoso, responsável pelo “ruído visual”, compete com o próprio conteúdo exposto. Já o gesto “libélula”, romântico e suave demais em uma reunião de negócios, por exemplo, pode ser muito negativo, assim como o gesto pontuado que gera uma fala fragmentada. Neste último caso, o interlocutor tem um desgaste desnecessário para juntar as informações que deveriam estar sendo oferecidas de forma fluída. Em primeiro lugar na escala dos gestos a serem evitados, estão sem dúvidas os obscenos.

“A única ‘fórmula’ para controlar os tiques é a atenção. Repito muito o termo: ‘Tenha em mãos as rédeas da sua comunicação!’ Os tiques são voluntários, e o sujeito diz: ‘Mas são tiques!’ e eu digo: ‘Mas são voluntários!’”, explica Sttella. “Por exemplo, a perna que não para de pular enquanto o fulano conversa com um cliente. Desde quando uma perna tem vida própria? Tudo é uma questão de atenção. Enquanto falo, posso facilmente dar uma olhada panorâmica, como se fosse um fantasma visitando um ambiente, e perceber meus desalinhos. Minha perna está pulando! Ops! Parar! Porque isso demonstra ansiedade e falta de respeito com o interlocutor. Passa a sensação, por parte de quem tem o tique, de que se é rápido demais para suportar tamanha lerdeza.”

É importante lembrar que os gestos estão diretamente relacionados com as expressões faciais. Por isso, quando se conhece bem um assunto, as idéias estão em ordem, há comprometimento, e se é generoso, o discurso acontecerá de modo claro e coerente. Os comunicadores serão capazes de materializar o que é dito objetivamente, maximizando a apresentação e controlando os tiques que distraem ou contradizem o discurso apresentado.

quinta-feira, 15 de maio de 2008

Os perigos do “Isso eu já vi”

MBAs, cursos e viagens ao exterior não podem servir só para enriquecer currículos

Cláudio Tomanini, palestrante, professor de MBA da FGV e especialista em Marketing e Vendas, alerta para os perigos encontrados em alguns profissionais com currículos recheados e rica vivência acadêmica. “São esses os profissionais que saem na frente na hora das entrevistas, mas eles só adicionam se tiverem atitude e transformarem todo o seu conhecimento em ações efetivas”, explica Tomanini.

É fácil identificar esse profissional, pensando na última palestra ocorrida para os funcionários ou de reuniões da empresa. Normalmente, ele age com postura de quem já conhece tudo, como se nada fosse novidade. “Aquele colega que diante de qualquer conceito ou pedido do líder cutuca o rapaz do lado e diz: ‘Isso eu já vi’”.

Esse conceito é denominado por Cláudio como um mito profissional, que costumeiramente ele apresenta em suas palestras. “A cada dia que passa vemos a importância que se dá ao desenvolvimento continuado, por isso acredito que os profissionais do ‘Isso eu já vi’ contaminam cada vez mais o espaço corporativo com posturas arrogantes e nem sempre positivas”.

Para Tomanini, existe uma característica que, somada a esses conhecimentos acadêmicos e curriculares, fazem um profissional apto e diferenciado: Visão.

“Só aplica na prática o que aprendeu na teoria de maneira eficaz, aquele que tem visão, fazendo acontecer conforme os objetivos definidos pela empresa. É preciso adaptar todos os cases estudados em sala de aula, ao seu caso específico”, explica Cláudio.

Para o especialista, o departamento de Recursos Humanos, com seu papel estratégico, pode ser um forte aliado ao gestor da área na identificação e no desenvolvimento do profissional que “já viu tudo”.

quarta-feira, 14 de maio de 2008

Mês das Noivas: Livro Solteira Nunca Mais! ajuda a dar um empurrão em namoros empacados

O livro Solteira nunca mais!, de Richard Kirshenbaum e Daniel Rosenberg, fornece o caminho das pedras para explorar e compreender esse intrigante mundo que é o planeta-homem e conduzi-lo ao objetivo final: o casamento. Eles não têm flutuações de humor, alguns sofrem de “compromissofobia”, são previsíveis, muitas vezes emocionalmente frios, mas são divertidos e racionais . Portanto, para ajudar as mulheres a entendê-los, quem melhor do que legítimos representantes (casados!) dessa espécie?

Solteira nunca mais! dá aquela forcinha quando o relacionamento está no chove-não-molha. Para resolver namoros empacados, os autores sugerem O Blefe: uma saída estratégica que motivará o futuro candidato a noivo dar o passo definitivo em direção ao altar, ou a terminar um romance que não dará em nada. É uma questão de saber a hora certa de pegar e a hora certa de largar.

O livro também traz testes com as melhores respostas para questões como: o que dizer quando ele vai viajar com amigos, telefonemas de ex-namoradas, o que fazer quando ele deixa meias espalhadas pelo chão, etc. As respostas escolhidas pelos autores são hilárias e surpreendentes.


Livro: Solteira nunca mais!
Autor: Richard Kirshenbaum e Daniel Rosenberg
Editora Jaboticaba
Preço sugerido: R$ 46,30
Nº de páginas: 256

terça-feira, 13 de maio de 2008

Café e Vinho: O coração agradece

Atenção amantes do café e do vinho tinto. Em doses diárias, eles podem beneficiar o coração, segundo a Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo. Assim, uma taça de vinho para as mulheres e duas para os homens, todos os dias, melhoram a circulação, principalmente em pacientes com colesterol elevado. Mas, atenção! As doses não devem exceder as recomendadas e o vinho pode, perfeitamente, ser substituído pelo suco de uva, que deve ser concentrado, não diluído em água, e ter dosagem de 500 ml. Já o cafezinho também é saudável, se consumido, no máximo, em quatro xícaras diárias.


reprodução Site Cesar Giobbi

segunda-feira, 12 de maio de 2008

Baden Baden apresenta suas atrações para o Inverno 2008 em Campos do Jordão

Até o final de agosto, a Choperia Baden Baden oferece petiscos elaborados por três grandes chefs franceses, sempre a R$28 a porção. O chef Laurent traz o croquete de abóbora e carne seca com vinagre de jabuticaba, lombinho pururuca e pirão de mandioca; além de saladinha de feijão e escabeche de sardinha. Já o chef executivo do Hotel Unique, Emmanuel Bassoleil, elabora o toast de queijo no pão de trigo e melaço de cerveja, croquettes de paella com molho caliente e tortilla de carneiro confitado, menta fresca e uvas passas. O carioca dos franceses, chef Roland Villard, apresenta club-sanduíche de blinis e salmão marinado com requeijão cítrico, empada à francesa com confit de rabada de boi e especiarias como também petit gateau de bacalhau recheado com caldo de feijoada.

O cardápio traz clássicos de culinária alemã em opção de aperitivos, entradas, refeições leves e completas. Como destaques das primeiras seções, a linha de bolinhos, como os de Bacalhau (R$ 23,80), de Truta (R$ 19,80), de Queijo (R$ 19,80) e de Carne Seca (R$ 19,80), além do Carpaccio de Salmão (R$ 20,80).

E para acompanhar, nada como beber o chope e a cerveja na temperatura ideal e exclusivos, vindos diretamente da fábrica de cervejas artesanal.

CHOPERIA BADEN BADEN
Rua Djalma Forjaz 93, Vila Capivari, Campos do Jordão (SP) - tel. (12) 3663 3610
Aberto diariamente das 10h ao último cliente / Cartões Todos / www.badenbaden.com.br

domingo, 11 de maio de 2008

Síndrome da Má Absorção apresenta ótimos resultados com a Ortomolecular

A Síndrome da Má Absorção é a incapacidade do organismo absorver os nutrientes provenientes dos alimentos, ou seja, proteínas, carboidratos, lipídios, vitaminas e minerais. Seus sintomas são: Intestino preso, diarréia, flatulência, fadiga, dificuldade de concentração, pele seca, cãibras, fraqueza, tensão pré-menstrual, perda de cabelo, oscilações do peso (perda ou ganho por absorver apenas as calorias e os lipídios são depositados nos tecidos), dificuldades visuais, anemia.

“A intolerância alimentar, um dos sintomas da síndrome, pode ser o início de todo o processo que vai se estendendo, gerando intolerância a outros alimentos. Neste estágio, mesmo se a pessoa tomar cuidados para ter uma boa digestão, os nutrientes não serão absorvidos por apresentar outras alterações. Além disso, o paciente pode já apresentar lesões nas paredes intestinais, devido à absorção de nutrientes desnecessários. A isto se dá o nome de Alterações na Permeabilidade Intestinal e pode caracterizar doenças, como: ‘Síndrome do Cólon Irritável’, ‘Doença de Crohn’, “Diverticulite’, ‘Intolerância à Lactose’, ‘Parasitoses Intestinais’, entre outras”, explica o médico ortomolecular, Dr. Marcos Natividade.

A terapia Ortomolecular possui alguns tratamentos para tratar a Síndrome da Má Absorção. Por exemplo: a utilização de Lactobacilos que são importantes para recompor a flora intestinal; Frutooligossacarídeos (são como alimentos para os lactobacilos); Glutamina, um aminoácido que recobre a parece gastrointestinal e ajuda a formar imunoglobina A secretora. Além disso, Enzimas pancreáticas para ajudar na normalização da função digestiva; reposição de lipídios importantes como ômega 3 e 6; Alicina, em formas diversas, para eliminar bactérias responsáveis pelo desequilíbrio do meio.

“O tratamento Ortomolecular utiliza também: elementos que combatam os Radicais Livres, como Vitaminas E e C; reposição de minerais, de acordo com os resultados dos testes obtidos, seja através do Mineralograma tecidual ou outro exame específico. Além disso, é importante seguir uma dieta específica para reverter a sensibilização do organismo em relação aos alimentos que o paciente desenvolveu intolerância”, completa.
por Dani F.

sábado, 10 de maio de 2008

Procura por tratamento estético bucal cresce 30%

Dentes saudáveis, alinhados, brancos e sem falhas ou espaços são características imprescindíveis para a conquista de um sorriso perfeito. Segundo dados da Sociedade Brasileira de Odontologia, a busca por um sorriso bonito cresceu 30% nos últimos dois anos. Avanços tecnológicos, novos estudos e equipamentos e técnicas revolucionárias em implantodontia têm possibilitado tratamentos variados, rápidos e pouco invasivos.

Sem alterar as características de cada pessoa, o especialista consegue, atualmente, através da microcirurgia plástica, proporcionar novas perspectivas para a estética bucal. Os processos são menos dolorosos e destinados à correção de defeitos na morfologia, como a posição ou quantidade de gengiva que circunda o dente e, também, em relação ao tecido ósseo. "Percebemos que os pacientes querem, além de saúde bucal, alcançar também um sorriso bonito. É nítida a mudança na qualidade de vida das pessoas quando conseguem adquirir uma boca perfeita. Ficam mais risonhas e estimuladas a viver com prazer", afirma Dr. José Bernardes das Neves. Ainda segundo o mestre e doutor em implantodontia, cerca de 90% de seus pacientes passam por tratamentos estéticos.

Outro tratamento bastante procurado é o ortodôntico, pois a técnica possibilita o restabelecimento através de aparelhos fixos ou móveis. O resultado não é apenas de objetivo estético, mas também de funções mastigatórias e fonéticas adequadas. O principal motivo pela procura desse tipo de tratamento é causado por dentes sobrepostos, com espaços ou inclinados para frente. Os pacientes têm a opção de aparelhos metálicos e de cerâmica, sendo esse último mais discreto, pois as peças se confundem com a coloração dos dentes. O tempo de uso não ultrapassa três anos e o resultado depende também da disciplina do paciente.

Para manter a beleza bucal alcançada com os vários tratamentos disponibilizados no mercado odontológico, a indicação é cultivar boa higienização, não fumar, consultar periodicamente o dentista, fazer manutenção com freqüência e ter uma alimentação saudável, rica em fibras, cálcio e muita água.

sexta-feira, 9 de maio de 2008

Trekking em Paranapiacaba recebe inscrições até dia 14

Para quem curte aventura e belas paisagens, a dica é participar da 19ª Copa Paulista de Trekking, que acontece em Paranapiacaba e é aberto a todas as pessoas. Com inscrições abertas até o próximo dia 14, trata-se de um rali de regularidade a pé, com cerca de 10 quilômetros de extensão, tendo como cenário a exuberante floresta de Mata Atlântica do entorno da vila.

A prova será disputada no domingo, dia 18, e começa às 9h da manhã. As inscrições custam R$ 40 e podem ser feitas através do site www.trilhabrazil.com.br. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (11) 5925-1635.


quinta-feira, 8 de maio de 2008

Diet, Light ou Zero? Entenda as diferenças

Produtos diet, light e zero. Diariamente os consumidores encontram novos produtos com essas denominações nos supermercados, bastante em moda nos dias de hoje. Mas qual a real diferença entre cada um deles?

Alimentos diet são aqueles em que é retirado um dos componentes nutricionais. Esses alimentos são indicados para quem tem restrições alimentares a algumas substâncias, não necessariamente ao açúcar - podem ser produtos com redução de sal, proteínas ou gorduras. No entanto, a maioria dos alimentos diet disponível, por ser voltada aos diabéticos, é isenta de açúcar ou possui açúcares de absorção lenta, embora possam conter gordura. Isso significa que não há redução de calorias, por isso não são produtos indicados para quem deseja reduzir o peso.

O que faz um produto ser light é a redução em, pelo menos, 25% de algum nutriente fornecedor de quilocalorias, como gordura, sal, açúcar e colesterol. Isso faz com que os alimentos light tenham menor valor energético, mas não quer dizer que eles não tenham em sua composição essas substâncias. São, principalmente, indicados para dietas em que precise haver restrição de calorias.

Já os produtos zero, são assim denominados por apresentaram 0% - ou seja, sem calorias -, porém não possuem redução de gorduras e sais, apenas a substituição dos açúcares por produtos não-calóricos. Diferem, também, dos alimentos diet por terem redução de quilocalorias.

O mais indicado por médicos e nutricionistas na escolha mais adequada para cada dieta é a utilização consciente desses tipos de produtos de acordo com as restrições alimentares de cada pessoa. Porém independentemente da dieta a ser seguida, o mais saudável é procurar pelos rótulos que não contenham gorduras como as "trans" saturadas e colesterol e também optar sempre por aqueles que são ricos em fibras e vitaminas.

quarta-feira, 7 de maio de 2008

"WabiSabi" trata da poesia e beleza da imperfeição

O Teatro de Dança - programa da Secretaria de Estado da Cultura, gerenciado pela APAA (Associação Paulista dos Amigos da Arte) recebe, de 09 a 18 de maio, a bailarina e coreógrafa Susana Yamauchi e seu mais novo espetáculo: WabiSabi, um conceito difundido por monges zen-budistas e mestres da cerimônia do chá, no século 12, usado para exprimir a estética essencial e oculta da arte japonesa. As palavras wabi + sabi reúnem a beleza da simplicidade e da harmonia (wabi) com a da imperfeição e da impermanência (sabi).

Susana Yamauchi começou a criação deste solo há 12 anos. Sua última apresentação, sozinha no palco, foi em 1996 com "A Face Oculta". Antes disso, em 1992, em "À Flor da Pele". Para explicar seu processo criativo, Susana exemplifica por meio de uma imagem poética: “trabalho num processo de gestação criativa similar ao da lagarta que produz o seu fio e constrói seu próprio casulo”.
Serviço
WabiSabi
Temporada: 09 a 18 de maio - Quinta a sábado às 20h e domingo às 18h. Duração: 50 minutos Recomendação: livre
TD - Teatro de Dança - Secretaria de Estado da Cultura
APAA - Associação Paulista dos Amigos da Arte
Avenida Ipiranga, 344 - Subsolo, Edifício Itália - São Paulo, SP, Brasil - Metrô República -
E-mail: info.teatrodedanca@apaa.org.br Telefone da bilheteria: 2189 2555 / Informações: 2189 2557
Ingresso: R$ 4 e R$ 2
Bilheteria, abertura: Vendas para o dia do espetáculo - 4ª a domingo: a partir das 14hwww.teatrodedanca.org.br /// Vendas online www.ingressorapido.com.br

terça-feira, 6 de maio de 2008

Presentes para a mamãe relaxar!

Para quem ainda não comprou o presente do Dia das Mães, não deixe de aproveitar as opções de pacotes da clínica Flor de Lótus. Além de deixar a mamãe feliz, ela poderá aproveitar o presente para relaxar e repor as energias!

Pacotes para o Dia das Mães
* “Mamãe Grávida” - para gestantes
Avaliação inicial + 4 sessões de Massagem especial para gestantes + acompanhamento psicológico para ajudar a lidar com a ansiedade. Cada sessão tem duração de 1h e 30 minutos.
Investimento R$ 392,00 ou em até 4 vezes de R$ 98,00

* “Mãe corre-corre” – para quem vive dias estressantes com muitas atividades.
Avaliação inicial + 2 sessões de massagem relaxante com cromoterapia e 2 sessões de reiki com visualizações + acompanhamento psicológico para ajudar a lidar com a ansiedade e com o stress. Sessões de 1 hora e 30 minutos e 1 hora e 20 minutos respectivamente
Investimento R$ 356,00 ou em até 4 vezes de R$ 89,00

* “Mamãe Vovó” – para mães com mais de 60 anos.
Avaliação inicial + 4 sessões da massagem para a melhor idade + acompanhamento psicológico para ajudar a aprimorar a vontade de se cuidar e ter ainda mais ânimo para aproveitar a vida. Cada sessão tem duração de 1h e 30 minutos.
Investimento R$ 392,00 ou em até 4 vezes de R$ 98,00

*** Vigência 16 de maio (para ligações até o Dia das Mães).

Clínica Flor de Lótus
Rua Dr. Cândido Espinheira, 34 – salas 2 e 3 – Higienópolis
Telefone: 3661-4754
http://www.flordelotusonline.com.br/


por Dani F.

segunda-feira, 5 de maio de 2008

Papo de mulher – chá de lingerie

Em vez de tentar adivinhar se no pacote de presente tem pano de prato ou luva térmica, que tal imaginar se é uma calcinha ou um corselet bem sensuais para a lua-de-mel? É assim que as noivas estão adicionando mais um “chá” em sua lista de atividades pré-nupciais – o chá de lingerie. Funciona da mesma forma que um chá de panela convencional. A noiva vai à loja, escolhe as peças que quer ganhar e deixa em uma lista que as amigas poderão consultar para comprar o presente.
“É muito divertido. As amigas adoram fazer essa reunião e presentear a noiva com lingeries sensuais, românticas ou confortáveis. E a noiva fica mais feliz ainda, com o enxoval completo”, afirma a proprietária da loja Seda Pura do Shopping Mueller, Roberta Trombini Grandinetti. Lá, a noiva que aparece para fazer sua lista de presentes ganha uma caixinha de chá Seda Pura, em que os saquinhos da bebida fazem as vezes de convites para as amigas. Quem vai comprar o presente também ganha um brinde da loja.

domingo, 4 de maio de 2008

Como sair das dívidas e se tornar um investidor de sucesso

Até 1995 os brasileiros viveram com elevados níveis inflacionários. E a regra em períodos de inflação é: “se ganhar algum dinheiro, gaste-o logo, pois se poupar perderá tudo”. Atualmente, o Brasil passa por uma expansão econômica, que permite e incentiva o investimento no mercado financeiro e de capitais. No entanto, muitas pessoas ainda contraem dívidas como na época da inflação e não poupam dinheiro.

Segundo o psicólogo e sócio da Ápice Desenvolvimento Humano, Plínio de Souza, muitas pessoas possuem opiniões negativas em relação ao dinheiro. “A sociedade brasileira, de um modo geral, é repleta de crenças negativas. Muitos cresceram ouvindo ‘o dinheiro não traz felicidade’, ‘o dinheiro é a raiz de todo o mal’. E pensando assim, inconscientemente, repelem a abundância financeira”, afirma.

O primeiro passo para quem quer começar a poupar dinheiro é analisar sua vida financeira. É preciso ter consciência de como tem gastado o dinheiro e o quanto, efetivamente, pode poupar. “Como está sua vida financeira?”, “Você está bem financeiramente ou pretende melhorar?”, “O que vem fazendo atualmente está te conduzindo a uma vida de abundância ou não?”. São alguns questionamentos que podem ser feitos.

“Ao responder negativamente a essas perguntas, um alerta já indica que esta é a hora de mudar! Infelizmente, a maior parte da população não tem uma educação financeira para conseguir planejar melhor seus gastos e rendimentos. Por isso, é preciso saber como está a economia brasileira hoje e as perspectivas para os anos seguintes. Com essas informações e a vontade de mudar, ocorre uma inversão: o dinheiro passa a trabalhar para as pessoas e não elas para o dinheiro”, explica o professor e economista Victor José Hohl. “E para quem pretende investir, é essencial aprender a administrar um clube de investimentos rentável.”

Durante o Seminário Saúde Financeira serão trabalhados dois temas: a Inteligência Emocional Financeira – criando uma pré-condição psíquica-emocional favorável ao enriquecimento por meio de técnicas modernas de mudança comportamental breve, como a Programação Neurolingüística e Constelação Familiar, possibilitando identificar e mudar crenças, hábitos e valores, e o Mercado de Capitais – apresentando perspectivas econômicas para o Brasil em 2008 e 2009 e dando orientações de como é possível sair das dívidas e se tornar um investidor de sucesso e como construir e administrar um Clube de Investimentos rentável pelo método INI – Instituto Nacional de Investidores.

“Trabalhar estes dois temas é realmente algo inédito, inovador, capaz de trazer resultados muito mais eficientes do que cada tema isoladamente. Um anda junto do outro, e pouquíssimas pessoas têm esta consciência”, ressalta Plínio de Souza.
por Dani F.

sábado, 3 de maio de 2008

Crescimento do mercado interno influencia na escolha da carreira

O desenvolvimento de uma carreira promissora no Brasil é uma realidade devido aos bons resultados obtidos pelo país em 2007: crescimento do PIB com inflação sob controle, crescimento com distribuição de renda, formalização da mão-de-obra e taxa de desocupação em queda, recuo dos juros e expansão do crédito, aumento do consumo das famílias e diminuição do custo financeiro das empresas, ampliação das reservas internacionais e eliminação da dívida externa. Segundo a consultoria Steer Recursos Humanos, estes dados influenciam diretamente a escolha do profissional na hora de decidir por uma proposta de emprego dentro ou fora do país.

“O nosso país passa hoje por um momento muito bom e os profissionais possuem grandes chances de crescimento devido ao aquecimento do mercado interno. E o convite para ocupar uma posição no exterior deve ser analisado com cautela. Obviamente, em alguns casos sair do país pode ser mais interessante, mas é preciso pesar bem os prós e os contras da oferta, principalmente se o profissional for casado e o cônjuge estiver trabalhando. O ‘boom’ econômico está acontecendo aqui e com a saída para outro país, o profissional perde a chance de acompanhar o crescimento do mercado local e as oportunidades geradas por ele. Sem falar no cônjuge, que normalmente vai como acompanhante, sem autorização para trabalhar. Ir para o exterior reduz a mobilidade e a visibilidade do profissional, embora não as elimine”, afirma Ivan Witt, sócio da Steer Recursos Humanos, empresa especializada em aconselhamento profissional e em recrutamento e seleção para cargos de alta qualificação.

Os bancos nacionais, por exemplo, apresentaram altos lucros, gerados por linhas de crédito, reforçando a idéia de que a economia brasileira passa por um momento de segurança e crescimento. O nosso mercado está aquecido e muitas empresas estrangeiras têm investido através de aquisições e fusões, gerando demanda para profissionais qualificados.

“Até mesmo as empresas brasileiras já estão encontrando dificuldade na busca por mão de obra qualificada, oferecendo vantagens para os profissionais que optem pelo mercado nacional. Diferente do passado recente, vários profissionais brasileiros, que hoje trabalham no exterior, nos contatam buscando uma recolocação no Brasil”, completa Ivan Witt, sócio da Steer Recursos Humanos.

por Dani F.

sexta-feira, 2 de maio de 2008

Mês das Noivas: estilo romântico para mulheres modernas

O dia do casamento é uma ocasião digna de belas produções para que noivas fiquem ainda mais lindas e a data seja inesquecível. Esse é um dia muito importante para a maioria das mulheres e, em maio – o Mês das Noivas – Evandro Riboli, cabeleireiro do Yes Jardins, dá duas sugestões de penteados para que elas arrasem com cabelos maravilhosos. Como muitas mulheres se renderam à franja da última estação, Evandro sugere dicas em passo a passo de um penteado com estilo romântico, com o auxílio das tradicionais tranças.

É feita uma escova rápida. As madeixas são separadas em mechas médias e, com a própria prancha, são feitos cachos em todo o cabelo. Evandro Riboli afirma que o efeito dos cabelos cacheados dá mais movimento no resultado final.
Prende-se com um elástico, no alto da cabeça, todo o cabelo, como um rabo de cavalo. Esconde-se o elástico com uma mecha fina de cabelo.

A partir rabo de cavalo já preso, retira-se uma mecha fina de cada lado e faz-se uma trança tradicional.

A ponta da trança será colocada na frente e presa com um grampo. O mesmo procedimento, com uma nova trança, deve ser feito do outro lado.

As duas tranças serão como uma coroa, um arranjo de natural com os cabelos, transmitindo a delicadeza da noiva.

Depois, os cachos feitos com a chapinha formarão o penteado. Eles são colocados no alto da cabeça como se fossem coques abertos.

Todos os cachos são presos entre as duas tranças. As pontas das mechas darão formato ao penteado.

O penteado está pronto! As tranças feitas no início do procedimento dão um ar sutil e sofisticado. A franja é mantida e sugere modernidade.

Podem ser colocados arranjos, mas Evandro lembra que a trança já dá uma levantada no penteado e é mais interessante que os arranjos sejam colocados na parte detrás da cabeça.

“O resultado deste penteado é o visual ideal para noivas românticas e delicadas. Também cai super bem em casamentos realizados durante o dia”, afirma o profissional. “O procedimento se mostra simples, mas o resultado é sofisticação e beleza, especial para o casamento dos sonhos ser ainda mais inesquecível”, completa.


Eu testei o passo a passo e o resultado fica realmente lindo!

Produção : Priscila Saraiva
Agradecimento: Yes Jardins (11) 3086-3444
por Dani F.

quinta-feira, 1 de maio de 2008

Certas vezes, o ambiente de trabalho pode se tornar uma selva

Neste Dia do Trabalho, a nossa indicação é o livro “A Exceção”, do escritor dinamarquês Christian Jungersen. O livro trata sobre relações profissionais, busca por interesse, por ascensão profissional e mostra que, certas vezes, o ambiente de trabalho pode se tornar uma selva. Com uma riqueza de detalhes (característica do metódico Jungersen), a obra publicada no Brasil pela editora Intrínseca.

O enredo se passa no Centro dinamarquês de informações sobre o genocídio onde quatro mulheres trabalham, sendo duas mais jovens e duas mais velhas. Elas têm com um chefe manipulador, que está sempre em busca de financiamento e prestígio. Quando duas delas começam a receber ameaças de morte, desconfiam prontamente que tenham sido feitas por Mirko Zigic, um torturador sérvio, violador dos direitos humanos.

Só que, quando as tensões aumentam, as percepções que se têm umas das outras mudam; o controle e a sobriedade, geralmente presente nessas repartições internacionais, desaparecem. As personagens passam a acreditar que todos no escritório são suspeitos.

A genialidade de Christian está no fato de que as personagens trabalham com as piores formas de crueldades praticadas no mundo, relatando-as diariamente. Mas as praticam veladamente dentro do círculo social a qual pertencem. A partir daí, o autor quer provar que as pessoas, apesar de praticarem o bem, podem se distanciar dos problemas dos outros e serem egoístas, mesquinhas e até mesmo cruéis.

O fato de ter mulheres como personagens principais não foi por acaso. O escritor acredita que elas sejam mais perceptivas em relação a certas formas de comunicação não-verbal, pequenos sinais como uma leve alteração no tom de voz, um olhar diferente, gestos que, na maioria das vezes, passam despercebidos pelos homens.

Reprodução site Entrelinhas www.entrelinhas.info