sexta-feira, 2 de janeiro de 2009

Fernando Brandão lança livro sobre os projetos da Livraria Cultura

“A Livraria Cultura é uma obra de arte.” – Saramago (http://caderno.josesaramago.org/2008/11/)

Responsável desde 1997 pela arquitetura de interiores e pelo design de mobiliário das unidades da Livraria Cultura, o arquiteto Fernando Brandão lançou o livro Espaços Comerciais. Livraria Cultura – Fernando Brandão, no último dia 10 de dezembro, na Livraria Cultura Artes. O livro, com comentário do Nobel de Literatura José Saramago e prefácio assinado por Gilberto Dimenstein, faz uma breve apresentação e análise dos projetos da Livraria Cultura, destacando o conceito de inclusão por ele proposto.

“Uma livraria exige mais do que a venda e compra de livros, pede que tenha um café para conversar, auditório para palestras e debates, um lugar confortável para sentar. As pessoas também fazem parte do projeto de arquitetura, não importando sua condição social, raça, religião. E o meu desafio era justamente conseguir oferecer 150 mil livros na loja e 2 milhões de títulos em catálogo, como acontece com a Livraria Cultura, e ainda conservar um ambiente convidativo que fugisse do impessoal das grandes redes. Acredito que consegui isso com sucesso”, afirma o arquiteto Fernando Brandão, que é um grande defensor da arquitetura corporativa como um dos fatores de sucesso de uma empresa.

Com um pensamento sofisticado e um senso plástico compositivo bastante permeado pelo uso da cor, Brandão aposta na utilização das cores para deixar seus projetos com a cara do nosso país. “O Brasil é assim colorido, divertido. E a arquitetura deve refletir hábitos, valores e a identidade das pessoas. Por isso, me considero um cara ousado, capaz de arriscar sem ter medo de errar”, afirma Fernando Brandão. “Além disso, uma boa arquitetura corporativa é um dos fatores que influenciam no sucesso de um negócio.”

Com uma vasta experiência no mercado corporativo, Brandão tem sua trajetória marcada por diversos prêmios, sendo alguns deles relacionados ao projeto da Livraria Cultura. São eles: em 2001 recebeu Menção Honrosa pela AsBEA (Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura) pela unidade Villa-Lobos, e em 2008 foi premiado com um Red Dot (Alemanha) e um IDEA Brasil (Estados Unidos) pela unidade Conjunto Nacional, além de ter sido convidado pelo IED/Milano (Instituto Europeu de Design) para palestrar em Milão / Itália em 2008. E no último dia 04 de dezembro, pela unidade Conjunto Nacional, recebeu o prêmio de melhor projeto de arquitetura de interiores do Brasil em 2008 pela AsBEA (Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura).

“Quando se faz o que se gosta, não há limites para temer. Eu tenho orgulho da minha trajetória, pois sempre fiz o que eu acreditei ser o melhor. Arquitetura não é um trabalho tradicional, é a mais pura essência da criação, da ousadia. Este livro mostra justamente isso: idéias criativas precisam ser postas em prática, mesmo que seja preciso vencer diversos obstáculos e desafios”, conta o arquiteto.

Trecho do Prefácio
“Ficaram na minha memória o cine Astor, Mazaropi, misturados ao salgado das lágrimas e ao gostinho azedo do drops de cereja. (...)A segunda lágrima naquele local, agora eu adulto, na fronteira dos 50 anos, veio por causa de outra obra de arte. (...)O que era o vazio, a falta de perspectiva, combinando com cidade que por muito tempo parecia sem perspectiva, virou uma praça pública recheada de livros - um ponto de encontro que se transformou não só numa livraria, mas na mágica da arquitetura traduzida em emoção.”

Espaços Comerciais. Livraria Cultura – Fernando Brandão
Autor: Bianca Antunes
Editora: Editora C4
Coleção Arquitetura Comentada
R$ 35,00
23 x 23 cm, 88 pp.
ISBN

Biografia Arquiteto Fernando BrandãoO arquiteto paulistano Fernando Brandão, nascido no auge da arquitetura moderna no ano zero de Brasília, criou a Fernando Brandão Arquitetura + Design em 1996, mesmo ano que recebeu o Prêmio da ADG na categoria “Miscelanias” com o designer gráfico Cláudio Novaes. Ainda em 1996, realizou o projeto para Livraria Cultura no Shopping Villa-Lobos em São Paulo, premiado com Menção Honrosa pela AsBEA (Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura). Premiado também com cases de stands promocionais para Giroflex, Tafisa e Perdigão. Fora do Brasil, o reconhecimento internacional veio através de prêmios como Red Dot e IDEA e convites como o feito pelo IED/Milano (Instituto Europeu de Design) para palestrar em Milão / Itália (2008). Além de se divertir e acreditar no que faz, Brandão também ministra aulas nos cursos Master do IED/São Paulo / Design de Interiores e Design Estratégico. www.arqfebra.com.br

por Dani F.

Nenhum comentário: