quinta-feira, 9 de outubro de 2008

Seminário Saúde Financeira orienta como fazer investimentos em meio a crise mundial

Evento acontece nos dias 15 e 16 de novembro, em São Paulo

Atualmente, o mercado financeiro está passando por uma das maiores turbulências do mundo. Os preços das ações de empresas brasileiras cotadas na Bolsa (BOVESPA) estão em forte queda. Do nível mais alto alcançado pelo índice Bovespa (73.516 pontos, em maio/08) para 38.900 pontos no último dia 08/10/08 houve uma forte desvalorização. Para a Bolsa voltar ao nível mais alto (73.516 pontos) a valorização das ações deve ser de 89 %.

Segundo o economista e palestrante do Seminário Saúde Financeira, Victor José Hohl, isto é ótimo para quem, está criando um clube de investimento, pois poderá comprar boas ações por baixo preço. “Com esta queda não significa que a Bolsa tenha atingido o seu nível mais baixo, porque pode cair mais. Por isso, temos que aguardar o desenrolar dos acontecimentos. Nestas condições não devemos ter pressa em investir em um clube de investimentos, mas sim nos empenhar em criá-lo para promover a troca de informações e experiências entre os integrantes. Assim, mesmo sem investir, o clube cresce no sentido da aprendizagem financeira e todos saem ganhando”, afirma o palestrante da Ápice Desenvolvimento Humano.

Crise nas bolsas mundiais x Brasil
A crise não é da Bolsa, é da economia americana, que se reflete na cotação das ações de empresas em todas as bolsas do mundo. Como a economia americana é a maior do mundo, o PIB americano é aproximadamente 12 vezes o tamanho do PIB brasileiro, o que significa que em um mês os EUA produzem o equivalente ao que o Brasil produz em um ano.

A crise iniciou-se no setor imobiliário no ano passado e contaminou o sistema financeiro das economias mais desenvolvidas. “Como em nossa bolsa de valores, a Bovespa, mais de 1/3 dos recursos são de investidores estrangeiros, com prejuízos em seus países de origem, eles vendem aqui para cobrir os prejuízos causados lá. Desta forma as ações de empresas brasileiras também acompanham a queda, apesar de nossa economia estar com bons fundamentos macroeconômicos”, explica Victor José Hohl, palestrante do Seminário Saúde Financeira.

Segundo Hohl, “as pessoas sentirão os reflexos principalmente no crediário, que ficará mais escasso e com os juros mais elevados. Por isso, é preciso pensar duas vezes antes de comprar a crédito. Como a economia vai crescer menos, isso pode aumentar o desemprego, por exemplo. Por isso, enquanto não houver um desfecho para a crise, aconselho as pessoas a constituírem uma reserva financeira para emergências.”

Agenda Seminário Saúde Financeira
São Paulo
Datas: Dias 15 e 16 de novembro
Horário: das 9h às 18h
Investimento: R$ 400
*Inscrições: (11) 3284-2651 ou www.apicedesenvolve.com.br

Palestrantes: Plínio de Souza, Consultor pessoal e empresarial, Terapeuta, Coach com formação internacional, Hipnólogo, Trainer em Programação Neurolinguística, Bacharel em Psicologia, com formação internacional em Constelação Familiar, com formação em Terapia da Linha do Tempo, tratará das questões comportamentais e emocionais relacionadas ao dinheiro. Victor José Hohl, Economista (aposentado) do Banco Central, Profissional de Investimentos CNPI, Membro Orientador INI (Instituto Nacional de Investidores), Professor universitário de Macroeconomia Brasileira e Mercado Financeiro e de Capitais, falará sobre finanças pessoais, Conjuntura macroeconômica mundial e brasileira e introdução ao mercado de capitais. Rogério Nakata, Consultor Financeiro, Agente autônomo de Investimentos pela CVM, Analista Independente de Necessidades e Soluções Financeiras, Practitioner em PNL, formado em Gestão Financeira.


por Dani F.

Nenhum comentário: