terça-feira, 15 de julho de 2008

Cuidados com os lábios

A primeira coisa que chama a atenção é o rosto. E, no rosto, lábios saudavelmente rosados são uma atração para o olhar. Eles são a parte mais sensível do corpo e requerem cuidados especiais. Lábios ressecados, rachados e sem vida são sinônimo de um rosto pálido e sem atratividade.

Para tratar adequadamente os lábios, Dra. Mônica Carvalho, dermatologista da UNIFESP dá algumas dicas:
Lábios rachados
Existem pessoas que têm uma tendência a ter lábios secos, outras estão fazendo uso de medicamentos que ressecam a pele ou ainda têm o hábito de ficar puxando a pele dos lábios com os dentes e isso, além de machucar, vira um ciclo vicioso (resseca/machuca).


Para hidratar os lábios, a ingestão de água é fundamental. Temos também vários hidratantes, desde a manteiga de cacau, a cera de abelhas, os óleos naturais, como óleo de framboesa, óleo de maracujá e géis, que são bastante eficientes.
Estes cremes e batons hidratantes podem ser usados várias vezes ao dia e por cima deles pode ser usado o batom comum. Há no mercado algumas opções de hidratantes labiais. Quando estiver exposta ao sol use protetores solares com filtro solar.

Lábios brilhantes
Lábios brilhantes são o sinônimo de hidratação. Cosméticos também ajudam a nutrir e a embelezar.

Creme caseiro para os lábios
Ingredientes:

45gr azeite
75gr do óleo de jojoba
60gr cera branca
100gr de manteiga de karité
Coloque todos os ingredientes num recipiente e deixe em banho-maria, até que eles fiquem líquidos. Misture bem e deixe esfriar. Também podem ser adicionadas algumas gotas de essência de laranja ou baunilha para perfumar. Aplique sobre os lábios à noite.

Nenhum comentário: