quinta-feira, 17 de julho de 2008

Doenças Articulares afetam profissionais brasileiros

Em 2006, o Ministério da Previdência Social registrou 26.645 casos de afastamento exclusivamente por patologias ocupacionais como: artrite, artrose, reumatismo.

Muitos profissionais brasileiros sofrem com doenças articulares, causando um enorme impacto social e econômico no mercado. Em abril deste ano, as doenças do sistema osteomuscular, que no ano passado representavam 84,77%, tiveram um aumento significativo para 513,3%, segundo a Previdência Social. A artrite reumatóide é uma dessas doenças, sendo caracterizada pela inflamação, deformidade e rigidez das articulações.

“O ideal é descobrir a enfermidade o quanto antes, já que é um processo auto-imune, ou seja, que tem origem em uma disfunção do sistema imunológico do próprio paciente. Em estágios mais avançados, uma pessoa com artrite pode ficar impossibilitada de realizar ações rotineiras como girar uma maçaneta, por exemplo”, explica o médico cardiologista e professor de ortomolecular, Dr. Marcos Natividade.

A artrite reumatóide costuma atingir membros, tais como: mãos, braços, punhos, cotovelos, quadris, joelhos, tornozelos e, pés, dificultando os movimentos do membro lesionado e, em conseqüência, afetando a qualidade de vida dos acometidos. Além disso, alguns fatores podem agravar estes distúrbios, como: falhas ergonométricas de equipamentos, ausência de exercícios laborais, sobrecarga de trabalho e, movimentos repetitivos.

Como tratar
Essa patologia atinge especialmente as mulheres em exercício profissional, na faixa etária dos 35 e 55 anos. Os homens e as crianças também não estão imunes, porém a probabilidade da mulher contrair a doença é 3 a 5 vezes maior. Por isso, o tratamento ortomolecular busca oferecer prevenção e qualidade de vida, visando restabelecer o equilíbrio no organismo através da reposição de nutrientes.

Segundo o Dr. Marcos Natividade, a ortomolecular trabalha para combater a ação dos Radicais Livres que agem na decomposição da Glucosamina e na desintegração do Ácido Hialurônio. “A deficiência da Glucosamina, substância encontrada no organismo e com papel importante no suprimento das células da cartilagem, acelera o processo de Artrose. Por isso, ao sentir qualquer sintoma de dor articular óssea, é importante procurar um especialista depressa. Quanto antes for diagnosticado a patologia, melhor será o resultado.”É importante ressaltar que o tratamento ortomolecular é personalizado, ou seja, a reposição dos nutrientes será definida de acordo com as necessidades de cada paciente.

Nenhum comentário: