quinta-feira, 3 de julho de 2008

PORTAS ABERTAS: Porque pedir demissão requer preparo e ocasião

Poucas situações na vida profissional causam tanto stress quanto pedir demissão! “Trata-se de uma ação que vai contra a expectativa da empresa, que será surpreendida, ficando com o ônus de buscar um novo profissional ou então parar um projeto em andamento. Ela vê seu investimento em treinamento e desenvolvimento desaparecer, ou pior, rumar para a concorrência. Por isso, dar uma notícia dessas requer preparo e ocasião”, explica Ivan Witt, sócio da Steer Recursos Humanos, consultoria especializada em seleção de profissionais de alta qualificação, aconselhamento profissional e treinamento.

Não há como evitar esse stress, e sim controlá-lo. A noticia deve ser dada de uma maneira profissional e sem antagonismos. Algo muito transparente, o mais próximo da realidade possível, mas de maneira elegante e concisa. Nada de revanchismo, sarcasmo ou petulância. A busca por um novo emprego é um direito do profissional. Mas ele deve estar preparado para enfrentar uma resposta pouco simpática por parte do ex-empregador. “As empresas entendem o direito do profissional de mudar de emprego. Mas não toleram que isso seja feito de maneira desrespeitosa. O profissional deve ser lembrado como diferenciado até no desligamento, assim, deixará as portas abertas por meio de uma postura séria e madura” alerta Witt.

Existem empresas que adotam uma política de não aceitar de volta ex-funcionários que pediram demissão. Porém, se o processo de saída seguiu todos os pontos já mencionados e houver demanda, o empregador vê como vantagem a familiaridade do profissional com o clima organizacional da empresa e sua facilidade de readaptação.

Um funcionário pode pedir demissão por falta de perspectiva profissional, falta de desafios, incompatibilidade com seus superiores, mudança de local de trabalho, razões pessoais, e, claro, uma proposta mais competitiva.
Para sair com as portas abertas, os profissionais podem seguir os seguintes passos, sugeridos por Ivan Witt:

1 – Esteja seguro de que é isso que você quer e, uma vez tomada a decisão, não caia em “leilão”, isso queimaria sua imagem no mercado
2 – Tenha em mãos uma cópia por escrito de seu pedido de demissão e protocole-o junto ao departamento de pessoal.
3 – Não caia na tentação de contar a novidade aos seus colegas de trabalho antes de falar oficialmente com a empresa.
4 – Solicite uma reunião formal com seu superior para que você possa comunicar sua decisão. Isso não é assunto para ser tratado em corredores.
5 – Assumindo sua posição na nova empresa, lembre-se de disponibilizar-se aos seus ex-colegas de trabalho, mostrando cuidado com sua rede de relacionamentos.
6 – Não ligue para ninguém contando vantagem.

Nenhum comentário: