sexta-feira, 6 de junho de 2008

Como construir e acionar o networking

Muitas mulheres investem na carreira, fazem cursos de extensão, MBA, têm inglês e espanhol fluentes mas não chegam a se preocupar com algo fundamental: o NETWORKING. Tão importante quanto a “educação formal” , a rede de relacionamentos é uma das principais ferramentas para alavancar qualquer carreira.

Priscila Oliveira, psicóloga e sócia da Steer Recursos Humanos, relacionou sugestões para se construir e manter uma rede de relacionamentos eficaz:

1º. DISCIPLINE-SE – Para manter sua rede de relacionamentos ativa e eficiente você deve investir tempo. Quanto? Você decide! Um almoço por mês, duas ligações por semana, não importa. O essencial é manter-se visível.

2º. ORGANIZE-SE – Seus contatos devem estar categorizados e atualizados. A princípio todo mundo que você conhece (e os conhecidos de seus conhecidos) compõe sua rede de relacionamentos. As categorias ficam por sua conta - exemplos: ex-colegas de MBA, ex- chefes, médicos/dentistas (seu médico pode ter um cliente diretor de uma grande empresa, por exemplo). A categorização serve para saber quem atingir em determinada situação. Existem ferramentas gratuitas na internet que permitem a sincronização e compartilhamento de informações.

3º. FOCO – Onde você quer chegar? Tenha objetivos claros e bem definidos para sua carreira e vida pessoal (lembre-se que não podemos considerá-las separadamente!). Autoconhecimento é fundamental. Se após refletir você não consegue responder a esse questionamento, considere um programa de Coaching/Aconselhamento.

4º. CRESCIMENTO –Não há limites de contatos em sua rede. Para mantê-la em crescimento participe de encontros de ex-alunos, encontros de associações de classe, escreva artigos, participe de seminários, grupos em câmaras de comércio.

5º. SAIBA QUANDO CONTATAR – Sempre que houver informações interessantes sobre suas atividades e conquistas. Em algumas “categorias” vale a pena contatar em aniversários e outras datas relevantes

6º. SAIBA COMO CONTATAR – O contato pessoal é sempre desejável, mas nem sempre possível, sendo assim, vale e-mail, telefonema, msn, até carta... Tome o cuidado para não se tornar inconveniente e utilize o tom adequado. Faça contatos personalizados.
7º. INVISTA EM VOCÊ – Sua imagem deve estar adequada à impressão que você quer causar. Roupas, sapatos, cabelos e unhas bem cuidados são essenciais.
8º. OUSE – Aprenda coisas fora de seu repertório, saia da “zona de conforto”. Participando de ambientes diversos seu networking também se diversificará.

9º. NETWORKING É TROCA – Ao cultivar sua rede lembre-se de que você está trafegando em uma “via de mão dupla”. Criar uma relação de troca e estabelecer parcerias reais são fundamentais para que seus contatos estejam “presentes” quando você precisa.

10º. DIVIRTA-SE! – Possuir interesse genuíno em relacionar-se com os outros é fundamental. Ser autêntico, investir nas pessoas e nas relações torna a construção de seu networking um processo agradável e prazeroso.

Nenhum comentário: