domingo, 1 de junho de 2008

Século 21 define relacionamentos modernos

Os namoridos têm aparecido cada vez mais. Este tipo de comportamento afetivo é preferência entre casais.

Por Michelle Vargas
Se você é deste século, já sabe que há duas tribos que definem o que é um relacionamento moderno.Uma é a tribo dos ficantes e a outra , a dos namoridos. Em tese, ele vale mais do que um namorado e menos que um marido.

Assim que a relação começa, vão morar juntos e parte-se para um casamento informal, sem papel passado.De acordo com a terapeuta conjugal e sexual Cláudya Toledo, o namorido (namorado + marido) é preferência entre as formas de relacionamento. É um ato praticado e aceito tanto por por homens quanto por mulheres.

“A principal vantagem é a possibilidade da liberdade financeira, social, sexual. E se houver uma separação não há necessidade de processos, desgastes emocionais ainda maiores”, aponta a terapeuta.Ao longo dos anos, as expectativas das mulheres e homens foram alteradas quanto ao casamento. Hoje, os relacionamentos se adequam ao estilo de vida do casal.

Durante 14 anos, 93% das mulheres que se cadastravam na A2 Encontros (agência de relacionamentos) queriam um casamento à moda antiga. “Atualmente, cerca de 78 % optam pelo relacionamento estável sem necessariamente ser casamento no papel, ou seja, namoridos", avalia Cláudya, que também é diretora da agência.Greidson Teperino, modelo, diz que assumiu o papel de namorido para facilitar o dia a dia. “Vim trabalhar em São Paulo e ao invés de morar com os meus amigos e dividir as contas lá, resolvi morar com a minha namorada.”

Nesse papel há 10 meses, Greidson e sua noiva, Maria Eugênia, há 2 resolveram se casar oficialmente. “Moramos juntos, nos damos bem e resolvemos fazer tudo na forma tradicional. É só para oficializar o que já somos”, explica o modelo.

De acordo com as estatísticas da A2 Encontros existe uma grande mudança no comportamento dos homens mais jovens.”Eles ainda mantêm o sonho do casamento, mais do que as mulheres jovens. No caso delas, o maior sonho é arrumar um bom emprego”, afirma Claúdya.

O número de rapazes que optam por casar, no sistema da agência, é de 58% contra 38% das mulheres na mesma faixa etária . Cláudya credita esses dados á busca dos homens por uma essência mais feminina.

“A maioria das mulheres estão com energia mais masculina, são mais fortes, mais produtivas financeiramente, sabem o que querem e para onde vão. E os homens procuram mulheres que ponham o lar em primeiro plano”, avisa.

Ainda segundo a terapeuta, essa alternativa também é bastante viável para casais que já passaram por um casamento. “As pessoas, principalmente as mulheres, já montam uma estrutura com os filhos, uma estrutura econômica e quando surge um namorido é mais de lidar com isso, do que reinventar toda uma nova estrutura”, conclui.


Reprodução site iTodas

2 comentários:

Anônimo disse...

Eu sou a repórter do Itodas que fez a matéria, Michelle Vargas. Que bom que vcs gostaram da reportagem!

beijos

Anônimo disse...

fiz um livro relacionado a isso
você manda bem nisso!