terça-feira, 10 de junho de 2008

Rachel Moreno autografa “A Beleza Impossível” no dia 11 de junho

No dia 11 de junho (quarta-feira), a partir das 19h, acontece a noite de autógrafos do livro A beleza impossível – Mulher, mídia e consumo, da psicóloga Rachel Moreno, na livraria Martins Fontes (Av. Paulista, 509 - São Paulo). Destinada a mulheres, maridos, pais e educadores, a obra alerta para os malefícios da imposição social de um padrão de beleza e ensina a reconhecer os limites dessa ditadura.

No livro, a autora trata, ainda, da possibilidade real de o excesso de vaidade se tornar um problema de saúde pública, dada a interferência da mídia, da publicidade e dos interesses do mercado na formação das crianças e adolescentes. “O ideal de beleza cria um desejo de perfeição, introjetado e imperativo. Ansiedade, inadequação e baixa auto-estima são os primeiros efeitos colaterais desse mecanismo. Os mais complexos podem ser a bulimia e a anorexia”, afirma Rachel, lembrando que mesmo as mulheres adultas podem ter sua estabilidade emocional afetada.

As brasileiras, segundo pesquisa internacional feita por uma multinacional da área de cosméticos, estão entre as que têm a auto-estima mais baixa – muito provavelmente em conseqüência do modelo de beleza eurocêntrico e inalcançável para a realidade nacional. De acordo com o levantamento, elas se submeteriam a todo tipo de intervenção estética para se sentir belas.

Esses dados, segunda a autora, podem ser comprovados cotidianamente. Só em 2003, as brasileiras gastaram R$ 17 bilhões na compra de produtos cosméticos e de perfumaria. O Brasil também apresenta o maior índice de mulheres que declaram ter feito cirurgia plástica. Outros estudos revelam ainda que a população feminina no Brasil, comparativamente, é a que mais se submete a sacrifícios pela “beleza”. Isso inclui dietas, malhação, remédios, cosméticos e toda a parafernália oferecida para alcançar o inalcançável.

“A mulher brasileira busca se aproximar da silhueta típica das européias (mais longelíneas) ou das americanas (de seios mais fartos)”. Isso mostra o quão maléfica é a influência da mídia. “As mulheres estão bastante desconfortáveis consigo mesmas. Desconfortáveis e provavelmente com sentimento de culpa. Uma geração com baixa auto-estima. A quem serve isso?”, questiona Rachel.

A resposta, segundo ela, é simples: “A verdade é que isso vende. Vende, vende, vende toda a parafernália de produtos, profissionais e serviços que não entregam o que prometem – como, aliás, ocorre com qualquer produto anunciado na mídia que, mais do que qualquer característica, ação ou desempenho, nos promete felicidade, modernidade ou sucesso”, explica a psicóloga.

Com depoimentos, reprodução de casos e dados históricos e culturais sobre moda e beleza, o livro reúne argumentos valiosos para combater o massacre diário e midiático. Rachel propõe uma mudança de consciência que beneficiará enormemente as futuras gerações, com mulheres mais autoconfiantes e jovens menos vulneráveis.

Atentas às armadilhas consumistas, as mulheres serão cada vez menos escravizadas pela cobrança estética e mais dedicadas às questões realmente relevantes à sociedade. “É preciso garantir, para além das condições de saúde e bem-estar de todos, a beleza da diversidade e a diversidade da beleza”, conclui.


Título: A beleza impossível – Mulher, mídia e consumo
Autora: Rachel Moreno
Editora: Ágora
Preço: R$ 25,90
Páginas: 80
Site: www.editoraagora.com.br

2 comentários:

Unknown disse...

Rachel é uma mulher admiravel como profissional. Tive a oportunidade de conhecê-la em um Projeto de Pesquisa.

drirocha firme disse...

RACHEL MORENO TIVE A OPORTUNIDADE DE CONHECE-LA HÁ MAIS OU MENOS UNS 14ANOS TRABALHEI PARA ELA NUMA CASA COMO SECRETARIA NO TABOÃO DA SERRA NOSSA COMO FIQUEI FELIZ EM PODER TER A OPORTUNIDADE DE ASSITI-LA NA RED BAND NO PROGRAMA DA LIGA SENSACIONAL AMEI RACHEL QUE SAUDADE MEU EMAIL:DRIROCHAFIRME@HOTMAIL.COM VAMOS NOS FALAR