domingo, 4 de maio de 2008

Como sair das dívidas e se tornar um investidor de sucesso

Até 1995 os brasileiros viveram com elevados níveis inflacionários. E a regra em períodos de inflação é: “se ganhar algum dinheiro, gaste-o logo, pois se poupar perderá tudo”. Atualmente, o Brasil passa por uma expansão econômica, que permite e incentiva o investimento no mercado financeiro e de capitais. No entanto, muitas pessoas ainda contraem dívidas como na época da inflação e não poupam dinheiro.

Segundo o psicólogo e sócio da Ápice Desenvolvimento Humano, Plínio de Souza, muitas pessoas possuem opiniões negativas em relação ao dinheiro. “A sociedade brasileira, de um modo geral, é repleta de crenças negativas. Muitos cresceram ouvindo ‘o dinheiro não traz felicidade’, ‘o dinheiro é a raiz de todo o mal’. E pensando assim, inconscientemente, repelem a abundância financeira”, afirma.

O primeiro passo para quem quer começar a poupar dinheiro é analisar sua vida financeira. É preciso ter consciência de como tem gastado o dinheiro e o quanto, efetivamente, pode poupar. “Como está sua vida financeira?”, “Você está bem financeiramente ou pretende melhorar?”, “O que vem fazendo atualmente está te conduzindo a uma vida de abundância ou não?”. São alguns questionamentos que podem ser feitos.

“Ao responder negativamente a essas perguntas, um alerta já indica que esta é a hora de mudar! Infelizmente, a maior parte da população não tem uma educação financeira para conseguir planejar melhor seus gastos e rendimentos. Por isso, é preciso saber como está a economia brasileira hoje e as perspectivas para os anos seguintes. Com essas informações e a vontade de mudar, ocorre uma inversão: o dinheiro passa a trabalhar para as pessoas e não elas para o dinheiro”, explica o professor e economista Victor José Hohl. “E para quem pretende investir, é essencial aprender a administrar um clube de investimentos rentável.”

Durante o Seminário Saúde Financeira serão trabalhados dois temas: a Inteligência Emocional Financeira – criando uma pré-condição psíquica-emocional favorável ao enriquecimento por meio de técnicas modernas de mudança comportamental breve, como a Programação Neurolingüística e Constelação Familiar, possibilitando identificar e mudar crenças, hábitos e valores, e o Mercado de Capitais – apresentando perspectivas econômicas para o Brasil em 2008 e 2009 e dando orientações de como é possível sair das dívidas e se tornar um investidor de sucesso e como construir e administrar um Clube de Investimentos rentável pelo método INI – Instituto Nacional de Investidores.

“Trabalhar estes dois temas é realmente algo inédito, inovador, capaz de trazer resultados muito mais eficientes do que cada tema isoladamente. Um anda junto do outro, e pouquíssimas pessoas têm esta consciência”, ressalta Plínio de Souza.
por Dani F.

Nenhum comentário: