sábado, 3 de maio de 2008

Crescimento do mercado interno influencia na escolha da carreira

O desenvolvimento de uma carreira promissora no Brasil é uma realidade devido aos bons resultados obtidos pelo país em 2007: crescimento do PIB com inflação sob controle, crescimento com distribuição de renda, formalização da mão-de-obra e taxa de desocupação em queda, recuo dos juros e expansão do crédito, aumento do consumo das famílias e diminuição do custo financeiro das empresas, ampliação das reservas internacionais e eliminação da dívida externa. Segundo a consultoria Steer Recursos Humanos, estes dados influenciam diretamente a escolha do profissional na hora de decidir por uma proposta de emprego dentro ou fora do país.

“O nosso país passa hoje por um momento muito bom e os profissionais possuem grandes chances de crescimento devido ao aquecimento do mercado interno. E o convite para ocupar uma posição no exterior deve ser analisado com cautela. Obviamente, em alguns casos sair do país pode ser mais interessante, mas é preciso pesar bem os prós e os contras da oferta, principalmente se o profissional for casado e o cônjuge estiver trabalhando. O ‘boom’ econômico está acontecendo aqui e com a saída para outro país, o profissional perde a chance de acompanhar o crescimento do mercado local e as oportunidades geradas por ele. Sem falar no cônjuge, que normalmente vai como acompanhante, sem autorização para trabalhar. Ir para o exterior reduz a mobilidade e a visibilidade do profissional, embora não as elimine”, afirma Ivan Witt, sócio da Steer Recursos Humanos, empresa especializada em aconselhamento profissional e em recrutamento e seleção para cargos de alta qualificação.

Os bancos nacionais, por exemplo, apresentaram altos lucros, gerados por linhas de crédito, reforçando a idéia de que a economia brasileira passa por um momento de segurança e crescimento. O nosso mercado está aquecido e muitas empresas estrangeiras têm investido através de aquisições e fusões, gerando demanda para profissionais qualificados.

“Até mesmo as empresas brasileiras já estão encontrando dificuldade na busca por mão de obra qualificada, oferecendo vantagens para os profissionais que optem pelo mercado nacional. Diferente do passado recente, vários profissionais brasileiros, que hoje trabalham no exterior, nos contatam buscando uma recolocação no Brasil”, completa Ivan Witt, sócio da Steer Recursos Humanos.

por Dani F.

Nenhum comentário: