sexta-feira, 23 de maio de 2008

Frio X Pele: Como amenizar os sintomas das doenças mais comuns no inverno

Com a chegada do inverno a pele necessita de uma atenção maior. O frio e a diminuição da umidade relativa do ar trazem uma série de problemas decorrentes do ressecamento. E a pele seca é a que sofre mais por ter intensificado problemas como: alergias ou moléstias de origem genética, por exemplo, a psoríase, ictioses e outras. Já as oleosas tendem a ficar mais gordurosas, pois têm a capacidade de aumentar a secreção para se proteger do frio, ocasionando a acne e a seborréia.

“Quem tem pele seca precisa compensar os efeitos com o uso produtos à base de óleo de amêndoa, aloe vera, uréia, vegellip e outros. A utilização de hidratantes em períodos diferentes do banho completa os cuidados. Já na derme oleosa, o melhor é utilizar os hidratantes em forma de gel, que não têm base oleosa, protege do frio e minimiza o aparecimento de espinhas e cravos”, explica o dermatologista Dr. Cesar Cuono.

Uma recomendação que vale para todos é diminuir o tempo de permanência no banho e a temperatura da água. Assim, a pele não perde em excesso o manto hidrolípidico, ou seja, a oleosidade natural. Importante também é usar sabonetes nas partes do corpo mais sujeitas ao suor como axilas, virilhas e pescoço. E, ao final da ducha, com a pele ainda umedecida, utilizar óleos para lubrificação, enxugando-se depois.

Nenhum comentário: