quarta-feira, 2 de abril de 2008

Coluna em ordem

Para se manter saudável e longe de problemas de postura, os médicos sempre recomendam, além de exercícios físicos, carregar pouco peso. Um tanto difícil, já que passamos muito tempo fora de casa e precisamos levar cada vez mais coisas em bolsas e mochilas.

O que a maioria das pessoas esquece é que o excesso de peso pode acarretar em diversos problemas de coluna, como: escoliose (desvio da coluna vertebral, que pode ser cervical, toráxica ou lombar), lordose (aumento da curvatura lombar) e hipercifose (popularmente conhecida como corcunda). Esses problemas, se acentuados, além do mau efeito estético, podem ocasionar dores e outras complicações se não forem tratados.

“Todos esses desvios são fáceis de resolver, desde que se realize alguma atividade para regular a postura. Além da fisioterapia, técnicas como Pilates, que fortalece e alonga os músculos, e Rpg (reposição postural global) são muito eficientes nessa correção”, explica o ortopedista Dr. Renato Raad, do Hospital Nossa Senhora das Graças.

Antes de iniciar qualquer tipo de atividade para melhorar a postura, é importante se certificar que o trabalho será desenvolvido por um profissional qualificado.

Segundo a fisioterapeuta e professora de Prática Clínica do Centro Universitário Ítalo Brasileiro Gabriela Correia, o tratamento costuma ser longo. “Não é tão fácil corrigir um desvio postural se ele já está há muito tempo instalado. É importante que o profissional trate o corpo como um todo, ou seja, a visão do tratamento precisa ser global. Por exemplo, uma dor lá no joelho pode ser reflexo de um problema na coluna, o que exige do profissional muita atenção e investigação para atingir o sucesso no tratamento.”

Outra medida que ajuda deixar a coluna em ordem é a prática de exercícios físicos freqüentemente, no mínimo, três vezes por semana e nunca esquecer de alongar-se antes e depois da atividade.

Dicas
Para quem carrega muito peso, a fisioterapeuta Gabriela Correia dá algumas dicas:

Tente distribuir o peso para que não ocorra sobrecarga em nenhuma articulação;

Quando for pegar um objeto que está no chão, flexione os joelhos para não sobrecarregar a coluna;

Evitar permanecer por longos períodos de tempo em uma mesma posição;
Não permanecer longos períodos sentados para não sobrecarregar a coluna lombar;

Quem trabalha em frente ao computador por horas, deve fazer intervalos para levantar, caminhar e dar uma boa "espreguiçada".

Por Dani F.

Nenhum comentário: