terça-feira, 8 de abril de 2008

A constante batalha contra o Câncer: dia 8 de abril é dia de conscientização

Hoje, dia 8 de abril, se comemora o Dia Mundial de Combate ao Câncer. O diagnóstico do câncer de mama em pacientes com menos de 40 anos está crescendo. O índice, que costumava ser de 5% do total de casos, subiu para até 16%, segundo pesquisa realizada no Hospital do Câncer em São Paulo. A doença é a principal causa mundial de morte por câncer da população feminina entre 39 e 58 anos de idade e, no Brasil, estima-se que mais de 40 mil novos casos sejam apontados neste ano, principalmente nas regiões Sul e Sudeste, onde já existe uma concentração maior de diagnósticos da doença.

"É certo que cada vez mais o câncer de mama tem acometido as mulheres. Entretanto, antes a patologia era mais comum após os 50 anos, e hoje temos aumento da incidência também em faixas etárias mais jovens", alerta a oncologista clínica Daniele Aita, do Centro Especializado em Oncologia e Hematologia - Ceon, de Brasília.

No caso de pacientes abaixo de 40 anos, a sobrevida tende a ser menor, já que a doença costuma ser descoberta em estágios mais avançados, uma vez que estas pacientes não estão inseridas na rotina de rastreamento da doença e somente buscam auxílio médico quando o tumor já se apresenta palpável.

Este tipo de câncer não possui uma causa definida, mas alguns fatores de risco são conhecidos, como o histórico familiar (mãe ou irmã com este tipo de tumor na pré-menopausa) e a presença de alterações genéticas (modificações nos genes associados à doença). "Quanto mais cedo for diagnosticada a predisposição e a paciente iniciar o acompanhamento médico e a realização de exames periódicos, mais chances ela terá de se curar caso venha a desenvolver a doença", afirma a Dra. Maria Helena Louveira, especialista em Radiologia do Lavoisier Medicina Diagnóstica/ DASA.

Mas Maria Helena lembra que, no caso de jovens, não é indicada a mamografia sem recomendação médica. "Temos que lembrar que este é um exame que inclui a emissão de radiação ionizante que, quando aplicada de forma excessiva, pode ser nociva à saúde. Por isso, não devemos antecipar a inclusão da mamografia no cotidiano de uma mulher precocemente, caso ela não tenha histórico familiar ou alterações genéticas que justifiquem o exame", ressalta.

Quando fazer a mamografia
As mulheres devem realizar a mamografia pela primeira vez entre os 35 e 40 anos de idade e se submeter a controles anuais a partir dos 40 anos. Já a ultra-sonografia não é utilizada como método de rastreamento do tumor mamário, mas é um importante adjunto em determinadas condições, principalmente no esclarecimento de nódulos visualizados parcialmente na mamografia. Também é bastante importante na orientação de punções e biópsias de nódulos, que podem ser tanto sólidos quanto cistos - estes últimos passíveis ou não de serem aspirados e resolvidos.

Para isso é muito importante o auto-exame, principal aliado na detecção do câncer de mama. "A inspeção visual e a palpação sistemática de cada mama pela própria mulher devem ser realizadas geralmente do 7.º ao 10.º dia após o início da menstruação", acrescenta a Dra. Maria Helena. Atualmente cerca de 75% dos casos de câncer de mama são detectados pelo auto-exame, mas nesses casos o tumor freqüentemente já ultrapassa dois centímetros.

Por Dani F.

Nenhum comentário: