terça-feira, 1 de abril de 2008

Laser ou cera? Tire suas dúvidas antes da depilação

A eliminação dos pêlos indesejáveis de forma rápida e com efeitos duráveis é a ambição da maioria das mulheres. Enquanto algumas investem em fotodepilação para não serem mais escravas da cera, pinça, gilete ou cremes depilatórios, outras continuan fiéis à cera. Seja qual for a técnica aplicada, no final, todas querem ficar com a pele lisinha e macia.

A tecnologia da Luz Intensa Pulsada não é apenas um processo de depilação, mas sim de tratamento para pêlos indesejáveis. E segundo a dermatologista Érica Botelho, o princípio da Luz Intensa Pulsada é utilizar a propriedade de receber a luz da melanina dos pêlos e assim destruir não só o pêlo, mas também o folículo que o produz.

O primeiro passo para quem quer investir neste tipo de técnica é passar por um médico para avaliar o seu tipo de pele e indicar o tratamento mais adequado. “As peles mais claras com pêlos mais escuros têm resultados mais rápidos, mas todos os tipos precisam ser avaliados antes de se iniciar o tratamento. Antes do procedimento, também é importante fazer um teste prático no local a ser tratado para ver como a pele irá reagir. Levantadas as informações, o equipamento da Luz Intensa Pulsada será calibrado com níveis de energia seguros para cada tipo de pele”, ressalta a dermatologista.

O êxito do tratamento também é influenciado pelas fases de crescimento do pêlo: anágena (crescimento), catágena (intermediária) e telágena (repouso). Na área do lábio superior a melhor fase é a anágena com 65%, já a fase telágena beneficia mais as axilas, tronco e pubis com 70% e braços, pernas e coxas com 80%.

“Para iniciar o tratamento é importante manter as fases naturais do crescimento para que os ciclos anágenos sejam constantes. Isso significa não retirar os pêlos com cera ou pinça, não utilizar cremes depilatórios e não realizar tratamentos de eletrólise. Também é fundamental ressaltar que o paciente não deve se expor ao sol, camas de bronzeamento de UV-A ou utilizar cremes/spray auto-brozeadores por um período de 30 dias antes do início do procedimento”, destaca Dra. Érica Botelho.

Para quem prefere a cera
A depilação com o método da cera quente sempre girou em torno de mitos e verdades. Muitas pessoas têm dúvidas de qual pele recebe melhor esse tipo de depilação, ou possuem questões sobre pêlos encravados, além de perguntas sobre as vantagens e desvantagens. “A depilação com cera tem mais pontos positivos do que negativos, e serve para todos os tipos de pele”, afirma Val Fonseca, depiladora do salão Yes.

A depilação com cera quente mancha a pele.
Mito: As manchas podem aparecer dependendo de erro da depiladora caso utilize a cera muito quente. Sabendo medir a temperatura, isso não acontecerá em nenhum tipo de pele.

A cera quente faz doer menos ao retirar os pêlos do que a cera fria.
Verdade: Por ela dilatar mais os poros a retirada do pelo se torna mais fácil e menos dolorida.

É possível reaproveitar a cera para outras depilações.
Mito: Isso depende do profissional, alguns reaproveitam a cera, mas não é recomendado. Manchas e alergias podem ser mais freqüentes no caso de reutilização da cera.

Só se pode fazer outra sessão de depilação após um mês de ter feito a última.
Mito: As sessões dependem do crescimento do pêlo. Em algumas regiões do corpo eles tendem a crescer mais rapidamente, como nas axilas e virilhas, e nestes casos, pode ser feita de 15 em 15 dias.

A depilação com cera quente encrava mais pêlos do que outros tipos de depilação.
Mito: Isso depende da pele e dos cuidados que a pessoa tem após a depilação, como, por exemplo, fazer esfoliação. Esse cuidado ajuda a não encravar os pêlos, independente do método de depilação.

A depilação com cera quente prejudica quem tem vasinhos na pele.
Mito: A temperatura pode causar vasinhos sim, mas em pessoas que têm tendências a isso, porém não é a principal causa de surgimento de vasos.

A depilação das axilas, com o tempo, deixa a região escurecida e flácida.
Mito: É um mito afirmar isso porque a depilação com cera, geralmente clareia a região e não causa a flacidez da pele.

Agora que você já sabe a diferença, basta investir para ficar sempre com a pele lisinha e bonita!

Por Dani F.

2 comentários:

Anônimo disse...

Oi meninas,
Já fiz algumas sessões de laser no rosto e na virilha...
Foram maravilhosas, diminuíram muuuuito e tiraram manchas de pelinhos encravados.
Mas não tem jeito, 1 vez por mês sempre faço com cera quente, é claro.

beijos

Unknown disse...

boa tarde!
Gostaria de saber se somente médicos podem fazer o tratamento de depilação a laser ou se ha algum curso. Li algumas empresas de locação do aparelho como Ilúmina Laser Locação de Equipamentos Médicos a Laser com o Light Sheer - http://www.iluminalaser.com.br . É viável alugar o equipamento e fazer o tratamento dividido em alguns amigos ou algo assim?