terça-feira, 15 de abril de 2008

Reeducação alimentar pode contribuir para emagrecimento saudável

Para eliminar uns quilinhos, muitas pessoas buscam opções rápidas ou “milagrosas”. A dificuldade em perder o excesso de peso ainda esbarra em alguns obstáculos como: a correria diária, o estresse, a invasão dos fast-foods, que acabam jogando contra os bons hábitos alimentares. E a melhor maneira de perder esse excesso é aprender a comer corretamente.

De acordo com a nutricionista Roseli Rossi, a reeducação alimentar tem como objetivo apontar os nutrientes variados, sem a restrição total de nenhum alimento. “O grande segredo é respeitar a individualidade, ou seja, quanto mais próximo da realidade de cada um mais fácil será o processo de mudança. Não adianta orientar um executivo que mora sozinho e trabalha o dia todo a comer refeições caseiras todos os dias ou proibir um chocólatra de comer chocolate.”

Vários fatores devem ser levados em consideração para a elaboração de um cardápio que proporcione um emagrecimento e a manutenção do peso: idade, profissão, peso, horários e rotina diária, tempo disponível para realização das refeições, patologias existentes, condições sócio-econômicas, necessidades nutricionais e alergias alimentares.

Já o nutricionista do Armazém Brazileiro, Rafael Cacavallo, também destaca a importância do café da manhã, por ser a primeira oferta de nutrientes ao organismo depois de horas de repouso e jejum. “É a refeição que nos dá o combustível para iniciarmos nossas atividades do dia. As pessoas que não têm o costume de se alimentar pela manhã geralmente ‘compensam’ no restante do dia e acabam consumindo maior quantidade de alimentos nas outras refeições ou abusando de guloseimas calóricas e gordurosas no decorrer do dia, as famosas beliscadas fora de hora.”

Portanto, caprichar no café da manhã e tentar se alimentar a cada quatro horas para evitar que o nível glicêmico diminua é um bom começo para quem quer entrar em harmonia com a balança, além de praticar exercícios físicos.

"O processo educativo implica em mudanças nos hábitos alimentares que devem ser incorporadas gradativamente, ou seja, dia após dia. Deste modo, a probabilidade de terem continuidade, uma vez incorporadas, é muito maior. Ou seja, é possível sim emagrecer e manter um peso saudável através de bons hábitos alimentares", afirma Roseli Rossi.

A alimentação deve ser personalizada, porém orientações básicas podem garantir o sucesso dos resultados:

- Beba diariamente pelo menos 2 litros de água.
- Faça de cinco a seis refeições por dia, evitando ficar num período superior a 4 horas em jejum, pois seu nível glicêmico diminuirá muito e sua compulsão alimentar pode aumentar.
- Consuma uma fruta natural, desidratada ou suco, barra de cereais, iogurte nos intervalos das principais refeições.
- Procure não abusar de líquidos durante as refeições.
- Evite condimentos fortes (pimenta) e molhos à base de gorduras
- Não se alimente em locais sem boas condições de higiene geral.
- Não consuma alimentos perecíveis que estejam expostos ao meio ambiente (salgadinhos, espetinhos e doces cremosos).
- Consuma regularmente alimentos ricos em fibras: cereais integrais, frutas com casca e bagaço, vegetais, grãos.
- Prefira preparações grelhadas, assadas ou cozidas.
- Consuma com maior freqüência carnes com menor teor de gorduras e brancas, evite comer carne vermelha à noite.

Por Dani F.

Nenhum comentário: