segunda-feira, 14 de abril de 2008

Óculos ou lentes?

Os erros de refração, como miopia e hipermetropia, são comuns e afetam uma grande parcela de pessoas no mundo todo. Segundo a Sociedade Brasileira de Oftalmologia, o país possui 27 milhões de míopes, ou seja, pessoas com dificuldade para enxergar “de longe”. Com tanta gente precisando de óculos e lentes de contato para enxergar melhor, fica a dúvida: qual a melhor alternativa?

Segundo a oftalmologista do Hospital Nossa Senhora das Graças, Dra.Renata Bekin, tanto o uso de óculos quanto de lentes de contato possuem vantagens e desvantagens. “Lentes de contatos, desde que usadas com higiene e compradas em local seguro, possibilitam maior acuidade visual para o míope, por estarem mais próximas do olho. É vantajoso também para pacientes que têm uma diferença grande de grau de um olho para o outro”, explica.

A única desvantagem da lente de contato é que ela requer cuidado maior do que os óculos. “A pessoa não pode dormir com as lentes, deve sempre retirá-la antes de se deitar”, destaca Dra Renata. Já os óculos, apesar de requerer menos cuidados e ser mais prático têm a desvantagem de ficar mais afastado dos olhos. “Por isso, a qualidade visual pode ser um pouco pior do que com lentes”.

Para a médica, tanto os óculos quanto as lentes de contato são ótimos tratamentos e devem sempre ser receitados pelo oftalmologista. “Observamos também a aceitação do paciente. Alguns se adaptam a lentes, outros não. Em alguns casos, a pessoa se adapta bem aos dois tratamentos e usa conforme a sua conveniência”, ressalta.

Em casos de traumas no olho ou má-formação, são utilizadas lentes chamadas de reparadoras, que atuam “cobrindo” eventuais imperfeições. Outra lente existente são as estéticas, que modificam a cor dos olhos, mas, mesmo assim, é preciso consultar o oftalmologista antes de serem utilizadas.

Nenhum comentário: