quarta-feira, 9 de abril de 2008

Livro retrata a História da Maquiagem

O Livro “História da Maquiagem, da Cosmética e do Penteado - em Busca da Perfeição", de autoria de Ana Carlota Régis Vita, da Editora Anhembi Morumbi, faz um levantamento histórico sobre os diferentes conceitos de beleza em diferentes épocas e castas sociais, além de revelar como surgiram as maquiagens, quais eram os primeiros objetivos desta prática, os cuidados com os cabelos e como os penteados foram mudando de forma, volume e cor de acordo com os usos e costumes de cada período histórico.

Em uma viagem no tempo, o leitor entenderá que muitos ritos de embelezamento nem sempre tiveram todo o glamour percebido nos dias de hoje. Alguns hábitos diários surgiram com outros propósitos: para proteção contra as adversidades da natureza ou por proibição de poderes políticos, religiosos e financeiros.

Em um bate-papo, a autora Ana Carlota conta como foi desvendar o mundo da beleza.

Schönheit - Como surgiu a idéia do livro?
Ana - Foi a extrema dificuldade de informações para ministrar aulas de História da Beleza. Não havia quase nada que falasse da maquiagem e dos cabelos de cada época. Os livros sobre beleza eram mais sobre os cuidados da pele ou sobre como conseguir um efeito na maquiagem. Historicamente não havia nenhuma informação sobre o assunto nem no Brasil nem no Exterior. Após alguns anos de pesquisa pessoal tinha em mãos muitas anotações que aos poucos foram se transformando em um livro.

Schönheit - Qual foi a principal dificuldade durante a pesquisa?
Ana - A maior parte de minha pesquisa teve de ser feita fora do Brasil. Bibliotecas, Museus e Livrarias de Nova York, Londres e Paris foram os celeiros principais de meus estudos para que o livro pudesse ser completado. Foram 10 anos de pesquisa, viagens, anotações e trabalho.

Schönheit - Qual história você destaca como a mais curiosa do livro?
Ana - A falta de higiene no período da Idade Média quando as pessoas costuravam a roupa de baixo no corpo no início do inverno e só as “descosturavam” na primavera.

Sobre a autora Ana Carlota Régis Vita
Nascida no Rio de Janeiro, Ana é formada em Arquitetura de Interiores, Design, História da Arte e do Cinema pelo Instituto de Arte e Decoração - IADÊ, São Paulo. Trabalhou como jornalista responsável pelo Caderno de Moda do extinto jornal Cidade de Santos, do grupo Folha, e na coluna Arte e Decoração do jornal Folha da Tarde. Foi orientadora de moda do grupo GT Agilon de fabricantes de vestuário do Bom Retiro. Atualmente é designer de jóias, especialista em e consultora de História da Cosmética e do Penteado.

Serviço
História da Maquiagem, da Cosmética e do Penteado - em Busca da Perfeição
Preço: R$ 36,00
Páginas: 160


por Dani F.

Nenhum comentário: