quarta-feira, 23 de abril de 2008

HCOR promove palestra sobre os riscos da Hipertensão Arterial

No próximo dia 25 de abril (sexta-feira) às 15h no auditório do Hospital do Coração, o cardiologista e especialista em hipertensão arterial do HCor, Celso Amodeo, ministrará palestra gratuita com o tema: "Estilo de Vida e Doenças Cardiovasculares". O objetivo é esclarecer e alertar a população sobre a importância da alimentação saudável, da atividade física e do sono no controle da hipertensão arterial. A coordenadora de nutrição do HCor, Cyntia Carla da Silva, também palestrará sobre alimentação equilibrada e sobre a Dieta Dascha - dieta mediterrânea rica em fibra, pobre em gordura e com baixa adição de sal.

A hipertensão - mais conhecida como o mal da vida moderna e a doença que mais mata no país, segundo dados da OMS - Organização Mundial da Saúde - pode atingir aproximadamente 3,5 milhões de crianças e adolescentes no Brasil. A taxa de incidência da hipertensão é de 30% na população brasileira e, como a doença não apresenta sintomas, metade dos hipertensos não sabem que têm o problema. Atualmente, a hipertensão existe em qualquer idade e atinge 65 em cada 100 idosos, e o seu controle reduz em 40% os riscos de derrame e em 20% o risco de enfarte.

Dicas para combater a hipertensão:

·manutenção do peso ideal;

·prática regular de atividade física;

·redução da ingestão de sal;

·evitar a ingestão excessiva de bebidas alcoólicas;

·seguir dieta saudável que deve conter baixo teor de gordura (principalmente saturadas), baixo teor de colesterol e elevado teor de fibras;

·checar sempre a pressão arterial com um profissional da área de saúde.

Agenda

Palestra gratuita sobre os riscos da hipertensão arterial

Dia: 25/04 às 15h - Vagas limitadas

Local: HCor - Hospital do CoraçãoEndereço: R. Desembargador Eliseu Guilherme - 147 - auditório 1

Inscrições pelo telefone: 3053-6611

Nenhum comentário: